7 dúvidas sobre Fisioterapia Veterinária

A Fisioterapia Veterinária tem sido fundamental na melhora da qualidade de vida de cães e exatamente por isso, postarei um texto que abrange 7 questões fundamentais sobre o tema, que é tão pouco conhecido.

1) Como pode ser definida a fisioterapia para cães?

A Fisioterapia para cães é uma nova especialidade da medicina veterinária, visando o bem-estar animal através do controle da dor, fazendo uso de agentes físicos como o laser, a recuperação pós-cirúrgica e a reabilitação completa de algumas doenças, podendo evitar o ato cirúrgico, sendo que, quanto mais precoce se inicia o tratamento, mais rápidos são os resultados.

2) Quais são as indicações e benefícios da fisioterapia veterinária?

O principal benefício é o controle da dor, seja ela aguda, como no caso de trauma ou de hérnias de disco, quanto no tratamento da dor crônica, como em casos de artrose, bico-de-papagaio ou displasia. A fisioterapia acelera o tempo de recuperação de cirurgias ortopédicas, tanto em fraturas quanto em cirurgias articulares. Em muitos casos pode até evitar cirurgias, principalmente nas displasias e luxação de patela. Ela também é amplamente utilizada em lesões da coluna, sendo que a maioria dos cães paraplégicos, e até mesmo tetraplégicos, quando tratados com a fisioterapia, voltam a andar normalmente. (veja os vídeos de animais paraplégicos que voltaram a andar por meio da fisioterapia veterinária no site www.fisiocarepet.com.br)

3) Quais são os equipamentos utilizados na fisioterapia veterinária?

São utilizados todos os aparelhos utilizados na fisioterapia humana, como o ultrassom, eletroterapia, laser e magentoterapia e, principalmente, a hidroterapia, com o uso de piscina terapêutica e esteiras aquáticas, que são fundamentais na completa reabilitação de cães e gatos. Importante citar que a água sempre deve ser aquecida, para não prejudicar o animal.

4) Qual a influência da fisioterapia para a qualidade de vida de cães idosos?

A maioria dos cães idosos apresenta artrose e diminuição da atividade física, podendo muitas vezes levar à obesidade. A fisioterapia veterinária é um excelente tratamento para artrose, tanto com o uso de laser direto na articulação, quanto o uso da esteira aquática. Esse exercício na hidro-esteira eleva o bem-estar animal, aumentando sua capacidade de realizar exercícios e atividade física, além de prevenir e/ou tratar a obesidade canina.

5) Cães submetidos a cirurgias necessitam de fisioterapia?

Na medicina humana, todas as pessoas submetidas a cirurgias ortopédicas ou de coluna realizam (ou deveriam realizar) obrigatoriamente a fisioterapia, isso porque está mais do que provado que a fisioterapia diminui o tempo da recuperação, bem como o risco de complicações pós-cirúrgicas. Isso também dever ser aplicado na medicina veterinária, e todos os cães operados de fraturas, hérnias de disco ou lesões nas articulações como displasia, ruptura de ligamento e luxação de patela, devem sempre realizar a fisioterapia no pós-operatório, principalmente para o controle da dor e a volta da função normal o mais rápido possível.

6) Existem outros tipos de serviços de reabilitação e treinamento animal?

Sim, exitem 3 tipos de serviços: Fisioterapia, Fitness para cães obesos e condicionamento físico de cães atletas. A fisioterapia veterinária, como citada anteriormente, está associada à reabilitação de lesões. O fitness para cães obesos tem como base o exercício físico dentro da piscina, com ou sem esteira aquática, visando o controle da obesidade. E, para cães atletas, como Pit Bulls e Labradores, é realizado um treinamento visando o ganho de massa muscular, além de exercícios que visam o gasto de energia extra dos animais mais agitados.

7) Filhotes de cães também podem ou devem ser tratados com fisioterapia?

Com certeza! Principalmente animais que apresentem alterações genéticas como displasias e luxação de patela. Nesses casos, a fisioterapia veterinária é de suma importância na prevenção da progressão da doença, muitas vezes evitando uma futura cirurgia.

Lembrando que, a fisioterapia veterinária é uma especialização da medicina veterinária, não podendo ser praticada por fisioterapeutas.

Fonte: Jornal Animal (impresso de out/nov/dez 2011, disponível em pet shops)

About these ads
Esse post foi publicado em Acessibilidade, Qualidade de Vida, Reabilitação e marcado , . Guardar link permanente.

28 respostas para 7 dúvidas sobre Fisioterapia Veterinária

  1. Dr Jones Agne disse:

    Olá Dra. Virginia, uma dúvida, a senhora é médica veterinária?
    Abraços.

  2. A fisioterapia aplicada à medicina veterinária é indicada em todas as enfermidades ortopédicas e neurológicas, bem como no controle da obesidade e manutenção do condicionamento físico. Nas enfermidades ortopédicas, a fisioterapia veterinária trabalha o controle da dor e o aumento da amplitude dos movimentos, melhorando a força e a resistência muscular. Também auxilia na redução do tempo de consolidação óssea de fraturas, cicatrização de feridas e recuperação pós-cirúrgica. Nas complicações neurológicas a fisioterapia veterinária ajuda a restabelecer a coordenação motora e o equilíbrio, além da reeducação de caminhadas, impedindo assim a evolução da atrofia muscular. No caso da obesidade, a fisioterapia tem muitos benefícios tanto em cães como em gatos na prevenção de diabetes, doenças articulares e cardíacas. Exercícios como a hidroginástica (esteira na água) e caminhadas na esteira seca aumentam em 30% o gasto calórico do animal quando comparado com a caminhada com os donos. Associada a uma dieta controlada, estes exercícios tem resultados surpreendentes com apenas 10 minutos diários. Não apenas nos casos de obesidade, um bom condicionamento físico é de fundamental importância para animais de qualquer idade, beneficiando pacientes sedentários ou hiperativos. Nos animais idosos a fisioterapia melhora a qualidade de vida, aliviando a dor das doenças articulares, mantendo a força muscular e a amplitude de movimentos, melhorando a defecação e a micção, facilitando assim o dia a dia de seu animal. Associada à acupuntura, a fisioterapia veterinária tem resultados melhores em um espaço de tempo menor. Como cada caso é um caso, a avaliação clinica de cada animal é necessária, antes do agendamento e início das sessões. A participação do proprietário muitas faz-se necessária para a obtenção de resultados positivos mais rápidos.

  3. Mason Xuzyxis disse:

    Vem acompanhado muitas vezes de perguntas “quais são os sintomos, como descobriu, com que idade”.

  4. Precisamos muito dessas informações, nossos cães começam a ter problemas e creio que há
    caminhos domésticos para ajudá-los.

    • Concordo com você Débora! É uma área ainda com poucas informações e serviços. Acredito que vários exercícios aplicados à fisioterapia humana podem servir para nossos bichinhos.

      Abraços,
      Dra.Virgínia Helena.

  5. 7 dúvidas sobre Fisioterapia Veterinária | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida I was suggested this blog by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my difficulty. You are incredible! Thanks! your article about 7 dúvidas sobre Fisioterapia Veterinária | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida Best Regards Justin Veronica

  6. Paula disse:

    Olá dr. Helena, meu nome é Paula, meu cão rex está paraplegico devido sequelas da cinomose, estou providenciando uma cadeirinha, quero lhe pedir o favor de mandar algumas dicas de exercicios para min fazer com ele,è claro, se não for pedir demais e se a senhora pode atender meu pedido. desde já agradeço!

    • Olá Paula,
      Infelizmente não poderei ajudar nesse sentido, pois como você deve ter lido no post, a fisioterapia veterinária é uma especialidade da medicina veterinária, não cabendo a nós, fisioterapeutas, prescrever exercícios para animais. Uma pena, pois seria delicioso trabalhar com esses bichinhos fofos!!!
      Obrigada por participar do blog!

      Abraços,
      Dra.Virgínia Helena.

  7. 7 dúvidas sobre Fisioterapia Veterinária | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida I was recommended this blog by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my problem. You are amazing! Thanks! your article about 7 dúvidas sobre Fisioterapia Veterinária | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida Best Regards Andy Nick

  8. Fulk disse:

    you have a great blog here! would you like to make some invite posts on my blog?

  9. Camila Camilo disse:

    Olá! Sou estudante de fisioterapia humana e gostaria de saber como faço para ser fisioterapeuta animal? Preciso fazer apenas a especialização ou só os veterinário podem? Obrigada

    • Oi Camila!
      Infelizmente nosso COFFITO deixou essa passar, e somente os veterinários é que podem atuar nesse segmento, por meio de um curso de especialização em fisioterapia veterinária. Quem sabe daqui um tempo não conseguimos os mesmos direitos né?

      Abraços!

  10. Para ser fisioterapeuta veterinária, tem que estudar medicina veterinária. Ou seria bom, nós veterinários tratarmos os seus pacientes humanos…?

    • maria angelica diz disse:

      E uma pena pois nos fisioterapeutas somos muitos capacitados e entendemos muito de eletroterapia e equipamentos terapeuticos, assim como tipos de exercicios a serem indicados
      .

  11. i can consent with the article

  12. Ellen disse:

    Você fez faculdade de veterinária ou de fisioterapia ( humana)?

  13. zuleide dos santos pereira disse:

    Gostaria de saber, minha CACHORRA teve cinomose, ficou as patas trazeiras paralizadas , mais agora esta começando a caminhar aos poucos, eu acredito com uma fisioterapia ela vai melhorar mais, gostaria saber qual exercicio é para fazer.
    obrigada
    zuleide

  14. Capela disse:

    Ola, minha cadelinha foi atropelada. Não sofreu nehuma fratura, mas ja tem 4 anos e bicos de papagaio na coluna e por isso não está movimentando as patas trazeiras. O medico que a socorreu disse que tem chances de voltar a andar. Poderia me dar dicas para que eu faça em casa algum exercicio nela, pois estou desempregada e estes tratamentos sao muito caros. Obrigada
    Monica

    • Olá Monica!
      Sinto não poder te ajudar nessa, mas a fisioterapia veterinária é uma especialidade da medicina veterinária. A anatomia dos animais é diferente da dos humanos, e eu não faço a menor ideia de quais seriam os tipos de exercícios indicados para ela. Desculpe mesmo, pois é uma área que me interessaria muito se eu pudesse me aprofundar mais.
      Abraços e boa sorte em tudo!

  15. Keylla disse:

    Olá! Gostaria de saber qual curso deve-se fazer para atuar com fisioterapeuta animal.

  16. elisangela souza de vasconcelos disse:

    SOU FISIOTERAPEUTA E MEU CÃOZINHO SOFREU LUXAÇÃO PATELAR, VOU TENTAR O TRATAMENTO CONSERVADOR, POÍS ELE É IDOSO E TENHO MEDO DA CIRURGIA, VOU REALIZAR EXERCICIOS FISIOTERAPICOS NO MEU CACHORRO E SE DEUS QUISER TUDO DARÁ CERTO.

  17. Gabriela disse:

    Boa tarde! Minha cadela perdeu a força da patinha superior esquerda, isso ocorreu do nada, ela começou com dores na patinha, aparentimente não tinha nada, ai apareceu umas manchas vermelhas em todo o corpinho dela. Ela começou a sentir dores em todas as regiões do corpo. Ela esta comendo e bebendo urinando e fazendo as fezes normal. Só que não tem mas o equilibrio devio a patinha dela ñ te forças. O que isso pode ser? Ela tbm deu febres durante uns 3 dias depois que ela começou a sentir dores.

  18. Linda disse:

    Bom dia Dra Virgínia, minha cadela teve fratura completa da pata superior direita, fraturou o rádio e a ulna. Pelo tipo da fratura e por já possuir 11 anos a veterinaria achou melhor fazer uma cirurgia para a colocação de uma placa de titanio para reposicionar os osso e calcificar.
    No dia 10/07 ela fez a cirurgia, então hoje faz um Mês e 4 dias, ela está bem e raio x mostra que os ossos já calcificaram, porém atualmente ela não apoia a patinha no chão acreditamos que seja por medo, receio, já que não demosntra sentir dor ao tocar e movimentar a pata.
    Gostaria de saber o que podemos fazer para ajuda-la a recuperar a confiança e apoiar a pata novamente, se há algum exercício que podemos fazer em casa para estimular.
    Obrigada.

  19. Ana Cláudia disse:

    Boa tarde, tenho uma dúvida, estou cursando fisioterapia e sou apaixonada por animais, até já pensei em mudar para veterinária, mas minha paixão é a fisio. Gostaria de saber se posso fazer a especialização nessa area, ou tenho que ter medicina veterinária?

  20. maria angelica da rocha diz disse:

    Boa noite Dr Virgínia meu nome é Maria Angélica e sou fisioterapeuta….gostaria de saber se a fisioterapia veterinária so pode ser aplicado por veterinario… att

    • Olá Maria Angelica,
      Obrigada por participar do blog!!
      Sim, infelizmente nosso CREFITO perdeu essa, e somente os veterinários que fizerem especialização em fisioterapia animal são os profissionais que podem aplicar esse tipo de tratamento. :(

      Abraços!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s