Bola Suíça

A bola suíça, também conhecida como bola terapêutica ou bola bobath, é utilizada há pelo menos 20 anos nos tratamentos terapêuticos e de condicionamento físico. Utilizada por fisioterapeutas e educadores físicos, seu uso tem ganhado espaço nos mais diversos exercícios para o corpo. A bola pode ser associada a exercícios de mat pilates (mas não é uma técnica de pilates), a exercícios de cinesioterapia, a um técnica própria de exercícios chamada “ballness” e a exercícios de fisioterapia neurológica, dentro do conceito bobath.
Ela está super na moda, fazendo sucesso nas academias, nas aulas de aeróbica, nos centros de reabilitação e também na casa dos pacientes, quando o tratamento é particular. Sua facilidade em poder ser “enchida” e “esvaziada” com uma simples bomba, a torna portátil, que apesar do tamanho, bem dobradinha cabe em qualquer lugar. Ela ainda possui tamanhos diferentes, sendo indicado o tamanho conforme a altura da pessoa que a utilizará, apresentando diâmetros de 55, 65 e 75cm.
Apesar de ser uma delícia trabalhar sobre a bola e a mesma criar uma espécie de terapia lúdica, é um objeto extremamente instável e deve SEMPRE ser utilizado sob a supervisão de um profissional apto a realizar as técnicas envolvidas. O paciente deve ser instruído sobre como se comportar sobre a bola e também aprender a ter noção de seu centro de gravidade, pois o equilíbrio é o eixo central do trabalho com a bola.
Uma vez criada a familiaridade com o objeto inicia-se diversos exercícios de acordo com o condicionamento do paciente, desde alongamentos, fortalecimentos de grupos musculares específicos e de cadeias musculares inteiras até um total controle da bola, realizando movimentos denominados pranchas, que exige muita segurança, habilidade nos exercícios, e principalmente propriocepção, que é a noção que seu corpo ocupa no espaço, um sentido altamente desenvolvido nos exercícios realizados com a bola.

Anúncios
Esse post foi publicado em Atividade Física, Qualidade de Vida, Reabilitação e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Bola Suíça

  1. Henrique Nascimento disse:

    Parabéns pelo blog!

    Os textos são esclarecedores e de fácil compreensão. Uma prestação de serviço de muito valor.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s