Imagens duplas e Ilusões de óptica

Imagens duplas são aquelas imagens em que vemos uma coisa, ela existe, está ali, mas que se nos esforçarmos um pouquinho mais, enxergamos outra figura na mesma imagem, muitas vezes com um significado completamente diferente. A grande maioria delas é sempre divertida e é um treino sem igual para o cérebro, pois é impossível vermos as duas imagens (ou as vezes até mais!) oferecidas ao mesmo tempo. Ocorre uma instabilidade de nossa percepção, pois o cérebro encontra dificuldades em processar duas informações ao mesmo tempo. Mas uma coisa é fato: uma vez que a imagem é identificada, ela não é mais esquecida e, pelo fato da instabilidade da atenção ser tão rápida e tão frequente, o cérebro memoriza mais de uma imagem, e tem-se a impressão de estar vendo duas ou mais imagens ao mesmo tempo. Já as ilusões de óptica são imagens que “enganam” o cérebro, pois não estão presentes na imagem, mas pela instabilidade da percepção ou até mesmo as cores processadas pela retina nos fazem “ver coisas”.
São inúmeras as figuras criadas, e no Google existe uma biblioteca de imagens quase que infindável, de tantas figuras e vídeos divertidos encontrados.
As pesquisas científicas realizadas na área de atenção, memória e aprendizado trazem uma literatura bastante interessante e com muita discussão, pois esta área de estudo ainda é uma incógnita para os pesquisadores. Essas ilusões ocorrem porque os estímulos visuais não são estáveis: por exemplo, os comprimentos de onda de luz refletidas pelas superfícies se alteram com a iluminação local, porém, o cérebro lhes atribui uma cor constante. Uma mão gesticulando produz uma imagem sempre diferente e, no entanto, o cérebro a classifica consistentemente como uma mão. O tamanho da imagem de um objeto na retina varia com a sua distância, mas o cérebro consegue perceber qual é o seu “verdadeiro” tamanho. Sua tarefa é extrair as características constantes e invariantes dos objetos a partir da enorme inundação de informação sempre mutável que recebe. Ele pode ainda deduzir a distância relativa entre dois objetos quando há sobreposição, interposição ou oclusão. E também, deduzir a forma de um objeto a partir das sombras, o que implica em uma aprendizagem de perspectiva linear. No entanto, existem vários tipos de ilusões de distância e profundidade que surgem quando esses mecanismos de dedução inconsciente resultam em deduções errôneas.
Este site é bem legal, com várias imagens duplas e ilusões de óptica.

Esse post foi publicado em Curiosidades, Neurociência e marcado , . Guardar link permanente.

12 respostas para Imagens duplas e Ilusões de óptica

  1. MAXSUEL MACHADO disse:

    oi preciso de alguns artigos cientificos referente a ilusão de opitca, para uma comunicação oral na universidade, pode colaborar comigo,

    grato.

    Curtir

  2. larissa disse:

    essas ilusoes de optica sao perfeitas

    Curtir

  3. Cannon disse:

    Vous avez de bons points il, c’est pourquoi j’aime toujours verifier votre blog, Il semble que vous etes un expert dans ce domaine. maintenir le bon travail, Mon ami recommander votre site.

    Mon francais n’est pas tres bon, je suis de l’Allemagne.

    Mon blog:
    rachat credit bordeaux aussi faire un rachat de credit

    Curtir

  4. Pingback: Olhem para a figura | Dra. Virgínia Helena – Fisioterapeuta e Personal Trainer

  5. Pingback: Os números de 2010 | Dra. Virgínia Helena – Fisioterapeuta e Personal Trainer

  6. Fernanda disse:

    Seu blog está ficando cada vez mais legal Vi!!!
    Adorei esse post!

    Curtir

  7. Renato disse:

    Olá Dra,
    Vc poderia me indicar alguns artigos científicos sobre esse tema? Sou psicólogo e pretendo estudar essa área na pós gradução. Obrigado.

    Curtir

  8. Giba disse:

    Nossa Viii, mto massa. To olhando o site, é mto loko mesmo…hehehe
    bjão.

    Curtir

Deixe um comentário