Por que o Pilates está na moda?

Joseph Pilates sempre disse: “meu método está 50 anos a frente do meu tempo”. E a atual popularidade do Pilates parece ser a base para sustentar sua teoria.
Não vou descrever a biografia de Joseph Hubertus Pilates e nem como tudo começou, pois afinal, o Google já nos trás mais de 120 milhões de achados, mas, vou tentar escrever algo sobre o porque de sua fama e o porque de sua prática estar tão difundida entre fitness, estética e reabilitação. A primeira resposta é a mais simples de todas: porque funciona. Sim, a técnica trabalha força, flexibilidade, alongamento, fluidez e suavidade, que de fato são benéficas ao corpo e a mente e, com a prática contínua, os resultados são duradouros e muitas vezes irreversíveis.
Pilates foi muito versátil ao criar sua técnica baseada não só no uso dos aparelhos como também em solo, denominada Mat Pilates, no qual a resistência aplicada é o peso do próprio corpo. Os exercícios trabalham muito com a musculatura profunda e com diversos grupos musculares simultaneamente, trazendo um resultado global.
Particularmente, eu acredito no Pìlates antes de tudo como uma grande alavanca para a consciência corporal, pois, uma vez que nos tornamos conscientes do movimento que realizamos e quais são os músculos acionados, temos outra visão do movimento. E, na minha opinião a única atividade física que trabalha com um nível de consciência corporal a altura do Pilates é o ballet clássico, que também executa ações específicas de musculatura profunda, com manutenção da postura estática e alta consciência de movimento. Quem já praticou ballet como atividade regular sabe do que estou falando.
Por seus resultados a curto prazo na postura, a médio prazo na modelação do corpo e a longo prazo na consciência corporal e força muscular, o Pilates deve ser praticado não por hobby, mas como uma tarefa pertencente à rotina, pois estando na moda ou não, os benefícios são os mesmos. O que me incomoda um pouco em trabalhar com recursos que estão na moda é isso, pois todos querem praticar, mas muitos não sabem o por que, pois lidam como se fossem malhar na academia e em que duas vezes na semana já é o suficiente. E não é, pois deve ser encarado da mesma forma em como um atleta encara um esporte. Deve-se ter dedicação, rotina e compromisso com a técnica.
E outra, o método está em voga agora, mas é praticado há décadas, pois eu mesma fui bailarina por 12 anos, dos quais 8 pratiquei exercícios de Mat Pilates que eram associados nas aulas de alongamento que fazíamos, e muitos de nós não fazia ideia do que era Pilates, isso há mais ou menos 10 anos…


Já na reabilitação, o processo é um pouco diferente, pois não é a prática do Pilates que está em ação, mas sim o uso de determinados exercícios e posturas adaptadas para cada caso, como por exemplo uma patologia de coluna, como escoliose, em que se utiliza uma postura de solo do Mat Pilates para complementar o tratamento. Deve-se ter acima de tudo bom senso, pois a técnica parte do princípio que o corpo está pronto para ser treinado e não tratado.
E como tudo que está na moda um dia sai do hall da fama, eu acredito que com o Pilates não será diferente, mas uma coisa ficará: o respeito pelo método e os praticantes fiéis da técnica que certamente serão em número maior.

Anúncios
Esse post foi publicado em Atividade Física, Curiosidades, Qualidade de Vida, Reabilitação e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Por que o Pilates está na moda?

  1. Pingback: Benefícios do Pilates para Bailarinos | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida

  2. Pingback: Os números de 2010 | Dra. Virgínia Helena – Fisioterapeuta e Personal Trainer

  3. Adorei o seu Blog…..

    A idéias e os assuntos abordados parecem ser super interessantes…. Criativos e intretidos…. Com certeza passarei aqui mais vezes para acompanhar o seu trabalho Vick. Está de Parabéns… Bjo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s