Eleições 2010: Mara Gabrilli é eleita Deputada Federal


Foram 160.138 mil votos em nome da inclusão e igualdade dos direitos. Confira o que de mais importante aconteceu nesta campanha por acessos.

“São dois estádios do Morumbi lotados!”, comemora a recém eleita Deputada Federal ao falar do número de votos que a levará a Brasília no ano que vem. Com um histórico político curto, mas de grandes conquistas, Mara Gabrilli, que foi a primeira Secretária da Pessoa com Deficiência no Brasil e a vereadora mais votada do País, deu a largada para um lugar na Câmara dos Deputados no dia 6 de julho de 2010, quando então a vereadora paulistana iniciava sua campanha. Representando o Estado de São Paulo, Mara contou com o apoio dos também candidatos José Serra, Aloysio Nunes, Geraldo Alckmin e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Depois de quatro leis aprovadas na Câmara Municipal, Mara decidiu que para expandir a sua política de inclusão e avançar o que já havia sido feito na capital paulista, sua candidatura como Deputada Federal não era apenas uma questão política. “Levar qualidade de vida para outros brasileiros é uma missão a ser cumprida na minha trajetória de vida”, revela.

Em três meses de campanha, a tucana apostou na sua principal bandeira de trabalho, a acessibilidade, para conscientizar as pessoas sobre a importância de se votar em uma causa justa. A candidata elaborou sua plataforma de trabalho focando no aprimoramento e atualização das políticas públicas inclusivas já existentes no País, como a Lei de Cotas, que completou 19 anos e precisa ser aprimorada. Hoje temos 323 mil pessoas com deficiência com carteira assinada no nosso país, sendo 113 mil apenas no estado de São Paulo. Um número baixo comparado aos 30 milhões de brasileiros que formam este contingente.

Outro ponto debatido por Mara é a questão do Decreto 5.296 de 2004, que diz respeito às normas de acessibilidade. Grande parte dos estabelecimentos não tem a menor condição de respeitar todas essas regras impostas pelo Decreto e passam a não cumprir lei nenhuma. Segundo Mara, é preciso adequar o texto do decreto à realidade. “Senão, continuaremos com uma regra ótima, mas ineficaz”, diz.

Desde que sofreu o acidente que a deixou tetraplégica, Mara conhece de perto a importância da reabilitação para a qualidade de vida da pessoa com deficiência. Uma de suas propostas na saúde é acelerar a distribuição de órteses e próteses pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mara visitou inúmeras associações de apoio a pessoas com deficiência para entender a demanda e as condições de quem depende do serviço. Em um dos eventos promovidos durante campanha, a candidata realizou um jantar em prol da acessibilidade, onde foi realizado um leilão de cadeira de rodas. Os treze compradores comprometeram-se a doar os equipamentos para instituições que trabalham pela causa.

Apostando na força da cidadania que conseguiu despertar em São Paulo, Mara realizou palestra sobre o lançamento da Cartilha da Calçada Cidadã, material que reúne dicas de conservação e acessibilidade das calçadas. O evento ocorreu no Cine Livraria Cultura da Avenida Paulista, via símbolo da acessibilidade no País e que contou com a luta de Mara desde a época de Secretária Municipal. A avenida, marco da cidade de São Paulo, também foi palco do “Cadeiraço”, evento ocorrido um dia antes das votações (2/10) que reuniu entre os diversos cadeirantes, os candidatos Geraldo Alckmin, Aloysio Nunes e José Serra, que caminhou do Masp ao Conjunto Nacional empurrando a cadeira de Mara. “Serra teve a sensibilidade em criar o primeiro órgão no Brasil para as pessoas com deficiência, do qual eu tive a honra de ser a primeira a comandar. Se eleito Presidente do Brasil ele fará muito mais pela inclusão”, afirma Mara.

Anúncios
Esse post foi publicado em Acessibilidade, Políticas Públicas e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Eleições 2010: Mara Gabrilli é eleita Deputada Federal

  1. Paulo Fabro disse:

    oi mara, sou professor em Toledo Paraná, assisti hoje dia 19 de Dezembro as sua entrevista com o Serginho, olha fique muito feliz em ver a sua retomada após o acidente e quero que saiba que isso foi uma alavenca para mim, pois não tenho problemas físicos e estava muito pra baixo e em voce acredito que vou mudar, abraço, feliz natal e obrigado

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s