ATI – Academia para a Terceira Idade

O projeto das prefeituras em adaptar as praças públicas com equipamentos de ginástica ao ar livre tem sido muito bem sucedido na capital paulista e em outros estados. A ideia de elaboração dos equipamentos para trabalhar diversos grupos musculares de forma harmônica e fluida anima não só a terceira idade como todos os públicos. Crianças, adolescentes e adultos são simpatizantes dos aparelhos, e em praças mais cheias, chega-se a ter filas de espera para o uso do equipamento.
É possível trabalhar em circuito, passando por todos os aparelhos e também fazer repetições, como também passar um tempo maior em um determinado aparelho a fim de trabalhar determinado grupo muscular específico. Existem aparelhos nos mais variados formatos, deixando a atividade física de forma lúdica e prazerosa, fugindo da maneira convencional e muitas vezes repetitivas de se exercitar. O interessante é que todos os modelos de aparelhos contêm duas ou mais réplicas, fazendo com que as pessoas possam se exercitar no mesmo aparelho ao mesmo tempo e ainda conversando.
A maior vantagem das ATI’s são a gratuidade e a disponibilidade permanente, além do conforto de se exercitar ao ar livre. Elas deixam as praças muito mais dinâmicas, além de serem um ótimo lugar para se criar amizades e grupos de pessoas para se exercitarem simultaneamente.
Tomara que esta ideia tão boa das prefeituras se espalhe por todas as praças de todas as cidades e municípios do país, levando maior qualidade de vida para toda a população.

Veja também:
Adaptações na casa dos idosos
Os idosos na Internet
Atendimentos Particulares – Personal Trainer para Idosos

Esse post foi publicado em Políticas Públicas, Terceira Idade e marcado , , , , . Guardar link permanente.

24 respostas para ATI – Academia para a Terceira Idade

  1. Cléia Maria Silva de Freitas Prado disse:

    Quero comprar para estalar na minha casa .Obrigada Cléia..

    Curtir

  2. Marisa R.S.Santos disse:

    Bom dia! uma dúvida surgiu em relação a estes equipamentos para ATI, eles podem ser usados por qualquer idade? Pretendo colocar em nosso condomínio e preciso desta informação pra os moradores, pois sei que esta pergunta surgirá. Muito obrigada

    Curtir

  3. marina disse:

    olá gostaria de saber qual a função de cada aparelho desde ja obrigada

    Curtir

  4. renata disse:

    olá sou professora e ainda não foi colocado as placas de orientação, como devo proceder?

    Curtir

  5. Diana disse:

    POR QUE VCS, QUE FAZEM ESTAS ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE SÓ FAZEM EM ALGUNS ESTADOS? POR QUE VCS NÃO FAZEM EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL? TODOS PRECISAMOS PARA MANTER A SAUDE, PARA TODAS AS IDADES…. AINDA MAS PARA COMBATER A OBESIDADE…. PARA UM BRASIL MAIS SADAVEL….

    Curtir

  6. Pingback: Os idosos na internet | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida

  7. Pingback: Adaptações na casa do idosos | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida

  8. JOSÉ CARLOS GEGOLLOTTE disse:

    BOA TARDE, POR GENTILEZA DE INFORMAR FORNECEDOR DE EQUIPAMENTOS PARA COMPRA DESTES APARELHOS COLOCADOS EM PRAÇAS PARA TERCEIRA IDADE

    Curtir

  9. Joelma disse:

    Boa tarde!!
    Gostaria de saber onde obter mais informação e onde comprar os equipamento de ginastica para ATI, pois estamos precisando montar uma.

    Obrigada!!
    Joelma

    Curtir

  10. gostaria de saber qual o tratamento mais indicado para o meu caso,o pre o e se eu posso marcar uma consulta, ou precisa ter convenio.

    Curtir

  11. danielle disse:

    Olá! Sou fisioterapeuta trabalho com atividade fisica em grupos de terceira idade. Gostaria de saber se há algum projeto onde eu possa fornecer a prefeitura da minha cidade para implantação da ATI com auxílio de um profissional? Obg!

    Curtir

  12. Maria Angela disse:

    Virginia, boa noite
    Temos ATI no CEU Cidade Dutra que fica localizado na Av. Interlagos, 7350. Basta fazer a carteirinha e utilizar desta academia e de todas as atividades que o CEU oferece, completamente gratuito. Aguardamos uma visita. Abraços

    Curtir

  13. andre angelis disse:

    eu vi que tem pessoas procurando pelos equipamentos de ginastica para ati
    eu conheço o contatode quem trabalha com isso se quizer divulgar

    plottercia@hotmail.com
    11 7250 7139.

    Curtir

  14. Michelle disse:

    Você tem a lista dos lugares que tem ATI? Pode me passar?
    Obrigada.

    Curtir

    • Oi Michelle,
      Não existe uma lista com as ATI’s, na realidade, isso é uma desorganização por parte das prefeituras, pois poderiam disponibilizar nos sites. Eu sei que SP e RJ são os estados com maior número de ATI’s, mas também não sei quantificar.

      Abraços,
      Virgínia Helena.

      Curtir

  15. Oi Boa Noite Moro em Maceió:Al E Adorei a materia e Gostaria de saber mais sobre o projeto e onde posso comprar os equipamentos Tambem gostaria de ver mais fotos…
    Grato…

    Curtir

    • Olá Dario!
      A ATI é um projeto público de incentivo à qualidade de vida para idosos. As prefeituras geralmente disponibilizam os equipamentos em praças públicas, e as pessoas frequentam o espaço. É comum encontrar em parques também. Os aparelhos são fornecidos por uma empresa especializada, já encontrei o site na internet uma vez, mas foi numa busca aleatória, não sei informar o endereço.

      Obrigada por visitar o blog!!!!!

      Abraços.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s