Fases de um Programa de Reabilitação Cardiovascular

A prevenção secundária de uma lesão cardiovascular tem como objetivo principal a reabilitação do paciente após um evento da lesão, diminuindo os fatores de risco, melhorando sua capacidade cardiorrespiratória e ainda fortalecendo a musculatura como um todo, melhorando o retorno venoso e dando maior resistência para a realização de tarefas do dia-a-dia. O intuito é evitar um próximo evento, sendo a reabilitação composta por fases, que já tem início no próprio hospital.

FASE 1: inicia-se ainda no hospital, com exercícios simples e básicos feitos pelo próprio fisioterapeuta, mostrando ao paciente como realizar as atividades como tomar banho, sentar numa cadeira ou até mesmo exercícios de mobilidade feitos na própria cama do quarto do hospital. Tanto o paciente como os familiares são aconselhados de como prosseguir após a alta.

FASE 2: os exercícios são realizados de acordo com a capacidade física do paciente, SEMPRE sob supervisão do fisioterapeuta, com intenso monitoramento da frequência cardíaca e da pressão arterial antes, durante e após o término dos exercícios, percebendo as melhoras na resistência física e evoluindo lenta e progressivamente o treino.

FASE 3: o paciente já está com boa resistência física, sendo em média, 2 meses após o evento da lesão, estando apto a se auto monitorizar, com acompanhamento do fisioterapeuta para auxilar nos exercícios, evoluir o treino e reavaliar o paciente sempre que necessário. 

FASE 4: é a fase de manutenção. O paciente já pode receber orientações para a realização de exercícios em sua casa ou parques, de acordo com a sua capacidade física. Em muitos casos os pacientes realizam os exercícios com acompanhamento fisioterapêutico e em dias alternados fazem caminhadas e alongamentos em casa.

Segundo a American Heart Association, é fundamental que, independente da fase, o paciente tenha um acompanhamento multidisciplinar, com médico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo, pois estudos mostram que cerca de 20% dessa população desenvolve depressão e 40% é a prevalência da obesidade. Apesar do exercício físico ser o carro chefe da reabilitação, ele sozinho não pode ser considerado reabilitação cardíaca propriamente dita.

Veja também:
Reabilitação Cardíaca – qual a sua finalidade
O perfil da fisioterapia cardiovascular no Brasil
Atendimentos Particulares – Reabilitação Cardíaca

Anúncios
Esse post foi publicado em Atividade Física, Curiosidades, Qualidade de Vida, Reabilitação e marcado , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Fases de um Programa de Reabilitação Cardiovascular

  1. Gabriela disse:

    Também concordo com o Paulo e acredito que os bons profissionais de Fisioterapia concordam em um trabalho multiprofissional para um tratamento mais eficaz para o paciente. Onde termina o trabalho do Fisioterapeuta começa o do Profissional de Educação Física!

    Curtir

  2. Pingback: Implante cardíaco emite alerta para prevenção de ataques | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida

  3. Pingback: Reabilitação Cardíaca – qual a sua finalidade? | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida

  4. paulo disse:

    fase 3 e 4 profissional de ed fisica, prescrição de treinamento não é responsabilidade de fisioterapeuta

    Curtir

    • Olá Paulo,
      A responsabilidade é de quem estiver tratando, com diferença relevante que o profissional de educação física pode atuar apenas nas fases 3 e 4 da reabilitação, já o fisioterapeuta pode atuar em todas as fases, contando que tenha especialização de reabilitação cardíaca.

      Abraços,
      Dra.Virgínia Helena.

      Curtir

  5. Pingback: O perfil da fisioterapia na reabilitação cardiovascular no Brasil | Dra. Virgínia Helena – Fisioterapeuta e Personal Trainer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s