Refrigerantes “diet” aumentam as chances de derrames cerebrais

Durante uma conferência internacional  da American Stroke Association, foi abordado o tema relacionado à associação entre o consumo de refrigerante dietético e o aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC). De acordo com novos dados de um estudo de 10 anos de duração, os participantes que beberam refrigerante dietético apresentaram um risco de 61% de chances maior de ocorrência de eventos vasculares (derrames) do que aqueles que relataram não beber esse tipo de refrigerante. “Se nossos resultados forem confirmados em estudos futuros, eu gostaria de sugerir que o refrigerante diet não seja o substituto adotado para bebidas adoçadas com açúcar, tendo em vista a proteção contra os possíveis eventos vasculares”, disse Hannah Jardineiro, Sc.D., principal autor do estudo.

Mas por que esta associação? O refrigerante diet contém sódio, que pode contribuir para hipertensão, um fator de risco relevante para o AVC. No entanto, de acordo com os pesquisadores, o aumento da ingestão diária de sódio, independentemente de saber se o indivíduo tem hipertensão ou não, ainda assim pode-se aumentar o risco de AVC. No mesmo estudo, as pessoas que consumiram mais de 4.000 mg de sódio por dia, apresentaram mais que o dobro do risco de AVC em comparação com aqueles que consumiram menos de 1.500mg por dia. A atual orientação dos EUA, é que seja consumido não mais que 2.300 mg (aproximadamente uma colher de chá) de sal por dia. A American Heart Association recomenda uma ingestão diária de 1.500 mg de sal por dia.

Esse post foi publicado em Curiosidades, Entendendo o Corpo, Neurociência, Qualidade de Vida e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Refrigerantes “diet” aumentam as chances de derrames cerebrais

  1. Rogério disse:

    Boa tarde estou procurando o telefone de vcs para agendar ultrason minha esposa esta gravida se alguém puder me ajudar me passem o telefone por favor obg otima atarde a tds

    Curtir

  2. Adriano disse:

    Sem falar que nem é tão gostoso assim….rs.

    Curtir

  3. Visitante disse:

    Sempre achamos que nunca vai acontecer com a gente.
    Ilusão né?

    Curtir

  4. Paulo disse:

    Dra. Virginia, realmente, por suas palavras, esse estudo pode apresentar algum viés na escolha da amostra e na determinação da determinação de sua representatividade, o que pode prejudicar os resultados.
    Meus sinceros parabéns pelo seu trabalho e por preocupar-se com esse tipo de publicação voltada para pessoas mais leigas no assunto da saúde, como eu.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s