7 de abril – Dia mundial da saúde e de protestos no Brasil

Amanhã, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, os profissionais da saúde estão programando uma paralisação nacional contra os valores praticados pelos Planos de Saúde.


O Crefito-SP tem insistido com as autoridades que jamais teremos saúde de qualidade no Brasil se o Estado (SUS) e os Planos de Saúde não respeitarem a dignidade dos 3,5 milhões de profissionais da saúde, materializada em uma remuneração justa desses serviços.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que deveria regular as relações entre os Planos de Saúde, os profissionais e usuários, tem arbitrado reajustes acima da inflação para os Planos de Saúde, mas deixado os interesses dos profissionais de lado. A ANS alega que não possui prerrogativa para determinar os valores mínimos que os Planos de Saúde devem pagar para os profissionais. O Crefito-SP tem outra interpretação da lei e impetrou ação na Justiça para que a ANS defina os valores dos honorários a serem pagos aos profissionais.

O Crefito-SP também impetrou uma ação judicial contra os Planos de Saúde que estão remunerando os profissionais com tabelas de 10 a 15 atrás, sem nenhum reajuste. A Justiça entendeu que o profissional é livre para assinar os contratos com os Planos de Saúde e que cabe a eles o exercício da cidadania, recorrendo diretamente ao judiciário se acharem que estão sendo prejudicados. Daí a importância da participação de todos os profissionais da saúde.

O Crefito-SP também está atuando com o Coffito para que o Governo remunere dignamente os profissionais da saúde. Ao praticar valores ínfimos (R$6,40 por atendimento) para remunerar os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais o Governo manda uma péssima mensagem para os Planos de Saúde.

Por tudo isso, a Associação de Fisioterapeutas do Estado de São Paulo (Afesp) está também convocando os profissionais para não atenderem aos segurados pelos Planos de Saúde neste dia 7.

Feliz Dia Mundial da Saúde a todos!

Fonte: Site do Crefito-SP, em 06/04/2011.

Anúncios
Esse post foi publicado em Acessibilidade, Políticas Públicas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s