Prótese controlada pela mente pode ser vendida em um ano

Braço biônico, desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, EUA, desenvolveram a prótese de braço humano mais sofisticada do mundo, que imita quase todos os movimentos humanos.

Além de se aproximar bastante com a forma e a agilidade de um braço natural, ela é guiada apenas pelo pensamento do usuário. Batizada como Modular Prosthetic Limb (MPL) – Prótese Modular de Braço –, o aparelho é composto de uma mistura de fibra de carbono ultraleve com uma fusão de metais de alta resistência.

O braço-robô pesa um pouco menos de 4,5 kg, é semelhante a um braço humano médio, e permite até 22 graus de liberdade, enquanto o natural permite 30. Assim, é possível segurar objetos com precisão e firmeza, sem o perigo de esmagar os mais frágeis. O pulso e o cotovelo também giram com facilidade. “É muito próximo à habilidade humana. Ela, a prótese, não pode fazer absolutamente tudo. Não pode curvar a mão como uma concha, mas é possível controlar todos os dedos individualmente”, diz Michael McLoughlin, chefe da equipe que desenvolveu o braço biônico.

Um protótipo do MPL foi testado por pessoas que tiveram um ou os dois braços amputados. Por meio de cirurgia, médicos redirecionam os nervos que normalmente controlariam o braço para o músculo não utilizado do peito. Os sinais desse nervo são interpretados por eletrôdos que movimentam a prótese. “O cérebro ainda pensa que o braço está lá, e se você puder capturar esses sinais, é possível conseguir algo realmente surpreendente.”, diz McLoughlin.

O pesquisador afirma que é provável que o braço biônico esteja disponível para comercialização no prazo de um ano.

Esse post foi publicado em Acessibilidade, Curiosidades, Neurociência, Políticas Públicas, Próteses e Órteses, Qualidade de Vida, Reabilitação, Tecnologia e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Prótese controlada pela mente pode ser vendida em um ano

  1. Pingback: Como as próteses podem ser estilosas | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s