Novo software de leitura de textos para deficientes visuais

O SLEP (Scanner Leitor Portátil) possibilita ao usuário acessar textos impressos por meio da audição utilizando um celular compatível (ver lista). Com o software desenvolvido pela NNSolutions, o usuário captura, por meio da câmera do celular, uma imagem do texto que deseja ler e em alguns segundos o software “lê” por meio de voz sintetizada o texto para o usuário. Uma grande acessibilidade para o deficiente visual.

O software reconhece textos com letra impressa (“letra de forma”) e com o texto disposto nos ângulos de 0º, 90°, 180° e 270° com relação ao eixo do celular. Não foi desenvolvido para reconhecer letras cursivas (“feitas à mão”).

Após o reconhecimento, o usuário navegar pelo texto, ouvindo trecho por trecho, podendo-se avançar trechos, repeti-los ou retroceder ao longo do texto, além de ser possível salvar automaticamente os textos reconhecidos ou optar por escolher salvar (ou não) após cada leitura, Dando a liberdade ao usuário de levar seus textos no celular para ouvir em qualquer lugar.

O software está disponível para aparelhos Nokia, com sistema operacional Symbian S60, 3° edição ou superior, com câmera fotográfica com autofocus.

Veja a lista de modelos na tabela abaixo:

A NNsolutions é a empresa responsável pela criação do software, e para maiores informações, acessem o site.

Esse post foi publicado em Acessibilidade, Curiosidades, Neurociência, Políticas Públicas, Próteses e Órteses, Qualidade de Vida, Reabilitação, Tecnologia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s