Como prevenir e tratar a pressão alta (parte 1)

Sabemos antes de tudo que a pressão alta NÃO tem cura. Mas tem tratamento. E mais que isso, há muitas forma de prevenção da doença para se ter uma vida com melhor qualidade e dinamismo.

pressão alta

A hipertensão, comumente chamada de pressão alta, é uma doença silenciosa que, em muitos casos, não é possível identificar sua real causa, uma vez que temos muitos fatores associados a ela. Em 95% dos casos, a causa procede de um processo multifatorial, segundo o Instituto Nacional de Cardiologia. Entre os fatores, estão os principais como, fatores genéticos, hereditariedade, sobrepeso e obesidade, sedentarismo, envelhecimento e tabagismo. O ideal é combater esses fatores, diminuindo o risco da doença se instalar.

O tratamento medicamentoso é primordial e, da mesma forma que quando temos um problema de visão, corrigimos com uso de óculos, o remédio da pressão age da mesma forma. Se tirarmos os óculos voltamos a enxergar mal. Se tirarmos o remédio da pressão, ela aumentará. Além disso, é indispensável a prática regular de atividade física, uma vez que o resultado dos exercícios físicos é o relaxamento das paredes arteriais, diminuindo a pressão dentro delas que, como consequência, temos a diminuição da pressão arterial.

A dieta também está fortemente associada ao aumento da pressão arterial, pois a ingestão de altos índices de sal, bem como possuir um colesterol alto culminam para o aumento da pressão arterial.

Esse primeiro post que estou escrevendo é apenas uma breve introdução sobre o tema, que é extremamente abrangente e complexo. Pretendo, a partir daqui, escrever uma sequência de textos baseados em dados publicados, resultados e achados da comunidade científica que estuda a correlação entre atividade física e hipertensão, além de enriquecer o tema com propostas e prevenções fáceis de serem feitas no dia-a-dia. Continuem acompanhando!!

Veja também:
Como prevenir e tratar a pressão alta (parte 2)
Como prevenir e tratar a pressão alta (parte 3)
Como prevenir e tratar a pressão alta (parte 4)

Anúncios
Esse post foi publicado em Atividade Física, Entendendo o Corpo, Qualidade de Vida e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Como prevenir e tratar a pressão alta (parte 1)

  1. Pingback: Como prevenir e tratar a pressão alta (parte 2)” | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida

  2. Pingback: Em dez anos, obesidade cresce 60% no Brasil e colabora para maior prevalência de hipertensão e diabetes | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida

  3. Pingback: Como prevenir e tratar a pressão alta (parte 3) | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida

  4. Pingback: Como prevenir e tratar a pressão alta (parte 2)” | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s