Como prevenir e tratar a pressão alta (parte 3)

Nesta terceira parte do desafio de falarmos sobre a prevenção e tratamento da pressão alta, a hipertensão, falaremos dos grupos de risco, principais danos e como controlar de forma efetiva e eficaz a doença.

Grupos de risco

Para cerca de 95% dos hipertensos não existe uma única causa para o surgimento da doença e sim um processo multifatorial, envolvendo aspectos genéticos e ambientais. Contudo, é comum que a maioria dos pacientes tenha parentes próximos também com pressão alta. Excesso de sal na alimentação, consumo frequente de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse e sedentarismo são outros fatores que contribuem para o aparecimento ou agravamento da hipertensão.
Pessoas com mais de 40 anos, negras ou portadoras de diabetes melittus têm maior propensão ao problema.

Os danos são graves

Trabalho dobrado é o que o seu coração terá de fazer caso sua pressão esteja acima da desejável. Esse descontrole obriga o órgão vital a fazer mais força no bombeio de sangue para o organismo. O resultado é uma dilatação do coração, que resulta em insuficiência cardíaca, falta de ar, inchaço, podendo levar ao infarto. Além disso, os vasos sanguíneos vão se enrijecendo com estreitamentos e dilatações, podendo entupir ou estourar a qualquer momento (as chances são progressivas). Arteriosclerose, dano cerebral, insuficiência cardíaca congestiva, doença renal crônica, ataques cardíacos, cardiopatia hipertensiva, doença arterial periférica, complicações da gravidez, AVC e perda da visão são as consequências mais frequentes.

Não se iluda com o fato de “não sentir nada”, pela condição da doença ser silenciosa, pois os danos nos órgãos acontecem sem qualquer manifestação. Portanto, visite regularmente o médico, e converse com ele a respeito de iniciar a prática de atividade física, pois o exercício muscular ajuda na contração e relaxamento do vaso, evitando o enrijecimento das paredes arteriais.

A atividade física como tratamento

Veja nesse link, um trabalho publicado por mim e por pesquisadores do laboratório de metabolismo da Faculdade de Medicina da Unicamp, onde avaliamos durante 6 meses, 19 indivíduos que tinham hipertensão e diabetes tipo 2 associada, em um tratamento de reabilitação cardíaca com exercícios de musculação associados ao treinamento aeróbico, que funciona como uma musculação para o coração, com frequência de 2 vezes por semana e, pudemos avaliar que a prática regular de atividade física reduz significativamente os níveis da pressão arterial, bem como a glicemia, fazendo com que muitas vezes, o médico diminua as dosagens dos medicamentos para a pressão alta.

E não se esqueça que, apesar de não ter cura, a hipertensão tem tratamento. É como ter que usar óculos: você recupera a nítida visão, porém, tem que usá-los para sempre.

É sempre tempo de mudarmos nossos hábitos!

Veja também:
Como prevenir e tratar a pressão alta (parte 1)
Como prevenir e tratar a pressão alta (parte 2)
Como prevenir e tratar a pressão alta (parte 4)

Anúncios
Esse post foi publicado em Atividade Física, Entendendo o Corpo, Qualidade de Vida, Reabilitação, Terceira Idade e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Como prevenir e tratar a pressão alta (parte 3)

  1. Pingback: Como prevenir e tratar a pressão alta (parte 2)” | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida

  2. Pingback: Como prevenir e tratar a pressão alta (parte 1) | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida

  3. Pingback: Como prevenir e tratar a pressão alta (parte 2)” | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida

  4. Pingback: Como prevenir e tratar a pressão alta (parte 1) | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s