Aprovado piso salarial dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais

Brasília, 11 de abril de 2012 – O Projeto de Lei nº. 5979 de 2009, que dispõe sobre o 

piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais foi aprovado hoje, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, sob a relatoria da deputada Gorete Pereira, que é fisioterapeuta.

O PL é de autoria do deputado Mauro Nazif (PSB-RO) e pretende fixar o piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em R$ 4.650,00. O valor deverá ser corrigido, desde agosto de 2009 e a partir da vigência da nova legislação, será corrigido, anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O projeto foi aprovado, anteriormente, pela Comissão de Seguridade Social e Família e ainda passará pela Comissão de Finanças e Tributação e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, posteriormente, será remetido à tramitação no Senado.

Veja também:

como cobrar a fisioterapia

Como cobrar as sessões de Fisioterapia

atendimento individualizado

Fisioterapia: Exija o atendimento individualizado

órtese Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais podem prescrever próteses e órteses

Esse post foi publicado em Políticas Públicas, Virgínia Helena e marcado , . Guardar link permanente.

192 respostas para Aprovado piso salarial dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais

  1. kene disse:

    Eu que penso em fazer faculdade de educação física , e fazer cursos para trabalhar em Clínicas , mas acho que vou perder muito tempo de minha vida , estudando e me dedicando ao máximo para receber migalhas. Mas por mim tenho pessoas que possam me indicar e trabalhar num excelente hospital (PUCRS ). Mas para isso preciso passar em cursos Por Que , não adianta ter indicação e não ter o conhecimento necessário.

    Curtir

  2. Lucas disse:

    LIXO demais, me formei e pulei fora TA LOUCO ia morrer de fome.

    Curtir

  3. Raquel disse:

    Doce ilusão!!!!!!

    Curtir

  4. Fsilva disse:

    Como arrasada???, Penso totalmente diferente,esses cometários aumentaram ainda mais a minha vontade de fazer T.O

    Curtir

  5. Jardiael ítalo de oliveira silva disse:

    Só vejo aqui todo mundo falando em lutar, lutar e lutar, quando na realidade nada vai mudar, não é pessimismo é puro realismo, o profissional fisioterapeuta não se respeita, se prostitui sim fazendo sessões a 2 reais, e olhe la, se você ainda pesquisar um pouco encontra outro colega que atende por 1 real, e se não encontrar um que faça a 0,50 centavos, a profissão de fisioterapeuta é maravilhosa, não a nada mais gratificante do que ver seu paciente reabilitado, mais vamos ser realistas, desde que eu conheço a fisioterapia é dessa forma, desvalorizados, profissionais que fazem sessões a preço de banana na feira, talvez até por uma questão de sobrevivência não sei, quem sou eu para julgar, Entro numa briga para ganhar e nessa de aumento do piso já sair faz tempo, pois a nossa classe mesmo derruba a proposta feita. O simbolo da fisioterapia reflete os profissionais, ou seja, É COBRA COMENDO COBRA E RAIO NO MEIO TENTADO APARTAR!!!

    Curtir

    • Sandro disse:

      O CREFITO diz para cada sessão de fisioterapia home care ser de 70 reais com uma variação em porcentagem sob esse valor. Sendo assim como resido no interior cobro de 60 a 70 reais a sessão. Tenho colegas que cobram mais e muitos que cobram bem menos, esses últimos que acabam dificultando a dignidade na profissão pois se submetem a salários que eles mesmo estipulam pra si.

      Curtir

  6. Diana disse:

    Tô arrasada com os comentários. Desisto de fazer este curso de fioterapia .
    Um sonho nao realizado :,( Agora não sei oq fazer !

    Curtir

  7. Marcos disse:

    Quando a categoria de profissionais de reabilitação,se unirem realmente, aí poderemos falar quanto devemos ganhar realmente…. Digo isso, da maneira mais simples, vamos ao exemplo mais básico, veja CRM dos médico, eles se odeiam entre eles, mais um defende o outro, quando se refere na questão salarial, tudo se unem…Eles usam sempre o mesmo discurso,”Eu estudei muito, para chegar onde cheguei, mereço ganhar bem, pois investi muito nessa minha profissão…. assim por diante. Então é hora de refletirmos, se queremos ganhar o que é de nossos merecimentos, que também estudamos e investimos muito, devemos nos unir, todos realmente numa classe só,… que sabem, poderemos seremos mais forte do que toda classe médica, parece “utopia”, mais somos muitos, mas diversificados, somos Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Pedagogos e assim vai …..E eles apenas médicos…. Pense nisso você profissional de Reabilitação…

    Curtir

  8. Fabrício disse:

    Fisioterapeuta são profissionais qualificados e tem que receber bem para poderem oferecer um bom atendimento e se atualizarem, não somos escravos nem meros oferecedores de caridade… Vai em um médico e pergunta se ele faz desconto no atendimento,,,, Acorda, valorizem…

    Curtir

  9. Dr. Paulo disse:

    Bom ano novo aos colegas, fica a dica. Sou fisioterapeuta não trabalho com planos e não ganhoi menos de 7000 por mes, obs: não tenho vaga na agenda. ACORDEM, nunguém irá valorizá-los,só realizo atendimento individual, diversos pacientes que possuem plano pagam por meu atendimento particular.Valorizem-se.
    Abraço a todos.

    Curtir

  10. Dhonayara disse:

    Pelo que eu li, o salário foi aprovado. Ou ainda vão aprovar?

    Curtir

  11. Francisca da Penha Lima Bezerra disse:

    É incrível. Os Fisioterapeutas estão quase todos sem emprego. Não é falta de conhecimento. Absolutamente. A desvalorização dos profissionais reabilitadores é impressionante. O médico faz a cirurgia, mas o Fisioterapeuta reabilita. Precisamos nos unir em busca da realização dos nossos sonhos.

    Curtir

  12. Gilvan Marques Cardoso disse:

    Galera vcs tem que reivindicar os seus direitos, o processo está com o Deputado Federal Dr. Ubiali do PSB, peguei o blog dele, comecem a publicar no blog dele pedindo aceleração no processo do aumento salarial do fisioterapeuta…. segue o blog abaixo.

    http://drubiali.wordpress.com/2012/03/22/junior-da-friboi-referencia-como-empresario-e-futuro-politico-de-sucesso/#respond

    Aproveitem o momento de reforma política no pais…

    Curtir

  13. ALEXSANDRA disse:

    Estou me formando em Dezembro/13, e nao trabalho por menos de R$120,00.

    Curtir

  14. Wilton disse:

    É tempo de aproveitar o momento politico que vive o pais e unir se para protestar e reivindicar a aceleração desse processo nas demais comissões , a luta ainda não acabou , minha esposa já atua a um bom tempo , ama o que faz , porém tem estado desanimada pela desvalorização da categoria, esperamos que os conselhos e sindicatos façam sua parte, ver minhã esposa uma excelente profissional ,,competente ,especializada , pensando em se tornar cabeleireira porque os poucos recursos oferecidos pela profissão só a desestimulam é muito triste.

    Curtir

  15. Flavio Nunes disse:

    Em Certos Estados Existe conselho perpetuo! Não muda!! chega ser uma máfia, que ao invés de priorizar a fiscalização… prioriza a banalização, há faculdades sem o mínimo p lecionar, sem clínica escola, sem professores qualificado como exige a lei, qualquer tapinha nas costas de reitores e um agrado eles liberam e fazem vistas grosa p a ilegalidade… a oferta de Fisioterapeuta é maior q a procura… diferente de medicina, podem morrer pessoas em filas q o conselho limitam o número de profissional!! O profissional de Fisioterapia tem que se valorizar e ser mais unido… Ir p a rua protestar a favor de mais autonomia p diagnosticar, atestar laudos trabalhista e pedir exames de complementares!!! indicar um representante em cada estado p pleitear uma vaga a câmara de DEPUTADOS!! Unirmos e elegermos p termos representatividade e votar nossas necessidades…
    Para funcionar tem que ser assim.
    1. Limitar o número de profissional formado e avaliar a qualidade da formação.
    2. Mais autonomia p o profissional. isso se consegue com representatividade politica.
    3. Mudança dos conselhos… de preferencia PROIBIR a reeleição da mesma chapa!
    4. Participação ativa… Com ASSEMBLEIA SEMESTRAL com participação de todos os Fisioterapeutas em suas respectivas capitais p discussão das prioridades…..

    – Vamos mudar!! Unido e com Atitudes!!

    Cordialmente. Dr. Flávio Nunes.

    Curtir

  16. Gilvan Marques Cardoso disse:

    Olá, sou aluno do 2º semestre de Fisioterapia, estou gostando muito do curso porém já decepcionado com os comentário da remuneração da profissão, preciso de uma dica como ainda estou no inicio do curso estou querendo mudar para Engenharia Mecatrônica, não quero pagar caro na minha faculdade para ganhar um péssimo salário no futuro, hoje pago 1.600,00 na faculdade UNICEUB em Brasília-DF. O que vcs acham?

    Curtir

    • viviane disse:

      E ai mudou de profissao?espero que sim.Porque se nao tiver mudado pode ser que hj esteja formado e vivendo a triste realidade da profissao.Abraços

      Curtir

  17. Maurijs disse:

    Aque na minha cidade tem Fisio sendo profeçor de massoterapia, dando aula de eletro, termo, hidro, mecano, osteopatia. Tudo bem se dece apenas anatomia, mas ta passando nossos recurços. Alem do mais o calhorda ganha 20 reais por hora dadas. Ja foram feitas denuncias, os materiais didaticos dele são provas puras, mas o creffito nada faz. Nao e´atoa que os massos aqui dizem nosso curço e´chique formação de masso e fisio de presente.

    Tremenda sacanagem de proficionais asim.

    Curtir

  18. Maurijs disse:

    Tas certto Helber, mas vai sempre aver aquele que aceita o nemor preço. Eu naão atendo por menos de 50,00 mas a colegas que aceita 35,00 uma tremenda prostituiçao proficional. Entre eu que nao aceito 908,00 reais do muinicipio a quem aceite para nao ficar sem o emprego.

    A um crefito que deveria ser mais severo, cobrar do proficinal nao trabalhar por merreca. Cobrar por 5 dias de atrazo do pagamento da taxa anual, eles cobrão e bem rapido. Mas bater em sima do Fisiomasso que atende por 35,00 nada, o poder ta na mao deles de deixar aver essa prostituisao profisional.

    Curtir

  19. Maurijs disse:

    É uma grande vitoria pena, que não se torna a realidade salarial para muitos. A que onde moro o municipio paga 908,00 reais. As clinicas entre 700 a 1000. Fica dificil viver asim, ja vi o sonho de muitos se acabar e procurarem outra atividade.

    Curtir

  20. Helber disse:

    Ô povo com atitudes e pensamentos fracos!! (sem generalismo). Quem obriga uma clinica a atender através de planos de saúde (UNIMED por ex), que pagam pouco?
    Quem os obriga a cobrar um valor “xuxulento” (desculpem o palavreado) por um atendimento a domicilio? …NINGUÉM… isso mesmo NINGUÉM, cada um cobra a mesquinharia que bem entende.
    Se uma empresa paga 800,00 reais o Fisioterapeuta empregado, quem obriga o profissional a trabalhar para tal??
    Ou todos começam a entender que unidos chegaremos mais longe, ou sempre será a mesma ladainha… salários baixos, péssimas condições de trabalho etc, etc…
    E aos que insistem em cobrar valores tão absurdamente insignificantes tenho uma dica: Vão trabalhar em outra área (jardineiro, babá) com certeza ganharão mais, sem punir uma pequena parcela da classe que se valoriza. Parem de reclamar, passou a hora de evoluir tanto sabedoria como em valorização.
    O povo difícil!!
    Desabafo…

    Curtir

  21. Daniel Vitorino disse:

    Se todos nós, fisioterapeutas fõssemos mais unidos, poderíamos fazer uma greve “fria” e não atender mais, de jeito nenhum por menos de 50 reais a seção de 50 minutos. E exigíssemos salário acima de 4000 nós somos a metade do que um médico é, eu assim me considero pois tem muitas coisas que o médico nem sonha que o fisioterapeuta graduado pode fazer. Aí teríamos dinheiro para especializações e mestrados e para abrir clínicas de qualidade.

    Curtir

  22. jessica disse:

    boa tarde, a todos preciso muito voltar a estudar,,,
    queria muito cursar fisioterapia….
    o que vocês acham ?

    Curtir

  23. Fisioterapeuta ta dando em arvore, para os desinformados a mensalidade ta entre 600 e 800 reais, saem uma mulecada, a maioria filhos de papai que não precisam de grana nessa idade, dai só zua na facul e depois vai trabalhar de graça nas clinicas da cidade, acabando com a profissão, na minha cidade, São josé do rio pardo ta cheio desse vermes !!!!

    Curtir

    • Helber disse:

      Eu imagino a qualidade do ensino destas instituições, eu pago o dobro (seguramente o dobro) com aulas no turno vespertino (manha e tarde).
      Uma característica do curso é o grande numero de mulheres, muitas delas, repito, MUITAS DELAS casam e acabam vendo a profissão como um Hobby, não exigindo ou almejando um bom salário. PENA.

      Curtir

  24. Eliedson disse:

    Sempre me interessei pela área da saúde, meu sonho seria medicina (não pelo dinheiro e sim pelo amor a profissão), mas infelizmente não disponho de recurso financeiro para pagar uma faculdade dessas (tenho esposa e filhos e não posso me dar ao luxo de parar de trabalhar), uma outra área que me interesso seria a fisioterapia.
    Eu gostaria de deixar uma pergunta aos leitores desse blog:
    Hj, com 37 anos, valeria a pena eu encarar 5 anos em uma faculdade de fisioterapia?

    Curtir

  25. Edina disse:

    Não vejo os médicos como vilões e sim como classe mais antiga, organizada e generosa, uma verdadeira irmandade entre eles. Infelizmente nós fisioterapeutas quando temos clínicas que prosperam contratamos massagistas e não colegas para trabalhar.
    Não vamos culpar os outros pelos nossos erros, Vamos admitir nossas falhar como categoria e só assim poderemos mudar a realidade Brasileira. Comece por você, valorize seus colegas e denuncie as clínicas ilegais.
    Eu sou a favor do ato médico. Muitos me criticam, porém os médicos fiscalizam os ilegais e nós não. Além de não denunciarmos as vezes ainda somos coniventes com eles e depois queremos chorar dizendo que ninguém valoriza nossa categora desunida.

    Curtir

  26. Edina disse:

    O Problema é que a diferença entre nossa categoria e a dos médicos é que eles tem atividades que são PRIVATIVAS deles, nós também deveríamos exigir que o laser, os aparelhos que podem matar como a corrente russa e outros fossem levados mais a sério e somente pessoas de nível superior deveriam utilizá-los porém no Brasil os conselhos só ficalizam quem é LEGAL e não há o mínimo rigor com aqueles que são fora da lei e que agem de forma ilegal. Ta cheio de massagista usando TENS e nem sabe pra que serve.

    Curtir

  27. Gerson Tieller disse:

    Sou fisio a mais de 20 anos, nunca ganhei dinheiro com fisioterapia, infelizmente os próprios colegas estão se canibalizando há muito tempo, e o pior são os conselhos que autorizam abrir faculdades aos montes, sobram profissionais mal formados e picaretas, além disso os conselhos nem fiscalizam se os contratantes pagam ou não corretamente, não temos força alguma…o que vale para os palhaços que constituem os crefitos é que faturam com as anuidades dos fisios, aí é que rola toda a mutreta!!!!!

    Curtir

  28. Tamires Santos disse:

    Fiquei realmente triste com alguns comentarios que vi aqui…
    sou estudante de fisio, até estou gostando do curso! mas não estou ralando pra ganhar pouco.
    se daqui pra o ano que eu me formar esse piso não sair… a melhor coisa a fazer é ir trabalhar fora!
    porque a verdade é que o BRASIL não valoriza a profissão! consequentemente o profissional, o jeito é ir trabalhar bem longe daqui ou mudar de profissão. Infelizmente # triste :/

    Curtir

  29. Claudia disse:

    Caros colegas de profissão. Infelizmente temos uma visão limitada, se percebemos com olhos abertos e atentos, veremos que todo o dinheiro, respeito e valorização da área de saúde esta concentrada nas mãos de médicos. Já se perguntaram quanto ganham um nutricionista, psicólogo, fono, enfermeiro,…. não muito diferente de nos fisioterapeuta. A classe medica e a grande vilã nesta trágica e falida saúde brasileira. Analisem de quem são os planos de saúde, quantos médicos no poder, quantas leis “ato medico” desta classe que só faz explorar as outras. Como existe uma disparidade tão grande de salários, um medico recém-formado receber 15000 reais em media e outros profissionais de saúde receberem 1500 com anos de formação, cursos… Nunca perceberam que o curso de medicina e o que mais gera lucro para uma universidade particular, e é o único que e disputado, falta vagas. Nas outras profissões se gera lucro abre se vagas ate o último inscrito se matricular. Ate isso os médicos controlam. Agora deixo a pergunta: Quanto vale o medico?
    Falem o que quiser deste depoimento, mas pelo menos um pouco de verdade foi dita. Área de saúde, só a panela da medicina o “resto, vai morrer de fome”. Falo isto triste e inconformado de esta cursando com meus 35 uma universidade novamente, fisioterapeuta a 10 anos, e estou no 7 período de engenharia.

    Curtir

  30. marcelo muniz disse:

    prezada Dra virginia helena !
    parabéms pelo blog
    gostaria apenas a titulo de de curiosidade lembra-la que fornecer atestados de afastamento do trabalho em relação a tratamento fisioterápico aqui no rio de janeiro não saão aceitas pela empresa e emitir laudo pericial também encontra por partes de alguns magistradoscerta intolerância.como eu trabalho com ambas as questões coloquei apenas uma luz para que possamos nos ajudar e discuti-la.caso queira eu posso enviar alguns documentos que embasam o que eu relatei.
    atenciosamente.
    Dr. marcelo muniz
    e-mail fisioterapeuta40@yahoo.com.br

    Curtir

    • Olá Dr. Marcelo!!
      Obrigada por visitar o blog!!
      Não sei se é alguma diferença entre Crefito’s talvez.. Obrigada por nos atualizar nesse quesito. Aproveito o ensejo para convidá-lo a escrever um post mais detalhado sobre esse assunto, o que acha? Seria muito interessante se pudesse contribuir com o blog nesse sentido!!
      Fico no aguardo da sua resposta!

      Abraços,
      Dra.Virgínia Helena.

      Curtir

      • Edina disse:

        Crefito (Orgão de Fiscalização de Pessoas legais que se formaram e estão tentando obter dignidade através de seu trabalho)
        Anvisa (orgão que serve para empregar colegas de políticos e não serve para nada)

        Curtir

  31. Diogo Ramos disse:

    Ainda bem, pois, a Fisioterapia não deve ser tratada apenas como uma escolha, e sim, uma vocação. Se a colega aí de cima se deixa abater por comentários diversos, não tem, no mínimo, noção do bem que pode fazer a alguém, muito menos, tudo que a Fisioterapia pode fazer por ela. Não saberá nunca, a realização de ver um paciente cadeirante voltar a andar.
    O profissional começa sua vida na Fisioterapia no momento da escolha da profissão, e não é a faculdade “x” ou “y” que forma melhor o aluno (em um contexto geral), mas sim, é o aluno que faz a faculdade. Se nos preocupássemos mais em nos especializar e nos valorizar, com certeza, não existiriam covardias profissionais. Não sou um fã da classe médica, mas falem o que for, se o nosso conselho fosse unido como o deles, teríamos um respaldo muito mais positivo em relação à nossa profissão. Sou Fisioterapeuta, especialista, e possuo diversos cursos daqui e de fora do país, e posso garantir, não existe ABSOLUTAMENTE NADA que um Fisioterapeuta ‘nacional” não possa fazer melhor do que qualquer outro no mundo. Nós temos o futuro em nossas mãos, mas precisamos amar a cuidar da nossa profissão, caso contrário, não é justo que cobremos de entidades e “figurões” responsáveis, alguma melhora em nossa profissão.
    Para quem ama a Fisioterapia, um forte abraço e força sempre…e para quem lamenta e se esconde atrás de comentários estagnados e ideias frustradas, boa sorte na próxima profissão, pois o Deus que você citou acima, nos salvou, no mínimo, de mais um profissional frustado.

    Att,
    Dr. Diogo Ramos
    Fisioterapeuta Esp. em Reabilitação Geriátrica / Instrutor de Formação no Método Pilates no Brasil / Instrutor Internacional do conceito Halliwick / Mestrando em Ciências da Reabilitação.

    Curtir

  32. Lorammy Freire Zuza disse:

    estava pretendendo fazer Fisioterapia,PORÉM DEPOIS DESTES COMENTÁRIOS DESISTI,VOU PROCURAR OUTRA PROFISSÃO! Deus me livre!

    Curtir

  33. marcelo muniz disse:

    Me debruço aqui no blog analisando cada comentário que os colegas fizeram…e tenham certeza cada qual a sua maneira tem certa razão…estou formado a pelo menos 18 anos..e tenham certeza já vi e senti todos os sentimentos aqui postados..tenho 52 anos e moro na cidade do rio de janeiro onde estão localizadas só no municipio cerca de 15 faculdades e/ou universidade de fisioterapia…imagina os doutores o quanto essas faculdades despejam a cada semstre no mercado de trabalho…..as vezes no meu mundo acadêmico eu sempre tinha a impresão que o meu professor também era o meu competidor..e depois de anos de experiência a impressão virou um pouco de realidade…hoje continuo a estuda e, apesar da idade me incomodo com certa letargia da minha parte em não me atualizar para tratar mais dignamente meu paciente…
    mas se permitem gostaria de tocar em outros pontos que não só o salário deva ser comentado…em primeiro lugar eu acredito que pelo menos as pessoas que comentam aqui nesse valoroso e estimado blog,que enviassem a Dra gorete congratulações pelo excelente trabalho que ela realiza em prol da fisioterapia ( não a conheço mas já ouvi dizer e li algumas noticias sobre o trabalho por ela realizado) ..depois iria sugerir também que cada qual a sua maneira pudesse junto a advogados amigos que explicassem a todos como e porque os conselhos são criados e se existem algumas açoes pela qual poderemos recorrer judicialmente para que muitas das questões que nos afligem fossem resolvidas ( explico…como voces devem saber, nós não podemos exercer a nossa profissâo sem sermos registrados ao crefitto,isso nos remete a uma questão muito óbvia,se temos que ser tutelados pelo crefitto então que ele se responsabilize por atos que nos possa nos defender ).há alguns anos fiz uma pós em fisioterapia do trabalho, acontece que essa pós foi ministrada por nada menos que professores que detinham grande fatia do mercado nacional,e o que aconteceu? foi horroroso,pois foi um curso que chamamos de cospe giz sem tempo para analisar o seu conteúdo e aprendizado ( o curso era um final de semana por mes ) mais o que isso significa diriam voces? o crefitto foi comunicado sobre esse curso e nada fez deu os ombros e quase me falou dane-se.durante esse curso eu pela minha idade e talvez experiencia era tido como chato pelos colegas que não enxergavam que esse curso não estavam ensinado nada,e mesmo assim ficavam passiveis..então vejam voces que não é só salarios que devemos analisar e comentar,ms sim procedimentos…ai pergunto a voces porque os crefitto que reconhece a especialização de fisioterapia do trabalho não correu atras através dos ditos procuradores judiciais ( esses mesmos procuradores que nos mandam cartas ameaçadores para colocar nossos nomes na dívida publica caso não paguemos as nossas anuidades e impostos sindicais ).para que as empresas sejam obrigadas a contratarem fisioterapeutas do trabalho para se adequarem a Nr 17 ? fiz uma especialização em pericia judicial…mas voces sabiam que tem magistrados que podem não acatar nexos causais produzidos por fisioterapeutas? uns acatam outros não..novamente o crefitto se omite em não dar devida atenção ao fato pois ainda não tem ordenamento juridico e portanto o crefitto não poderia permitir a abretura desse curso, até que essa questão fosse resolvida.entenderam porque a nossa profissão é bonita mais muito mal conduzida pela ditas autoridades do setor?
    outro ponto que gostaria de relatar se os Srs. me permitem é um posicionamento legal para algumas atitudes que deveria-mos tomar em nossos consultório ou clinicas….primeiro diz respeito a exames complementares..algumas resoluçoes do crefitto e coffito estão nos autorizando e solicitar exames complementares..mais isso só não é suficiente , pois o crefitto deveria novamente ir ao congresso e tentar constituir uma pl ( projeto de lei ) onde nos respaldaria para que todo e qualquer exame complementar ( radiografias RM ) solicitados por fisioterapeutas fossem aceitos por lei para todos os orgãos, bem como o direito de emissaõ de atestados para afastamento temporário para pacientes que necessitem de repouso pós tratamento fisioterapico ( aqui pelo menos no rio de janeiro o médico atende atesta a incapacidade e emito tantos dias para o paciente, quando ele volta a consulta ele tem alta é mandado de volta para o trabalho com a indicação de fazer fisioterapia, mas como fazer fisioterapia trabalhando? ). com medidas acima citadas haveria um incentivo a mais para o fisioterapeuta até se sentir impulsionado a correr atras de uma valorização financeira.
    espero que tenho ajudado. atenciosamente.
    Dr.marcelo muniz
    fisioterapeuta do trabalho
    ergonomista
    e perito judicial

    Curtir

    • Obrigada por participar do blog Dr. Marcelo!
      Concordo com sua opinião e ponto de vista com relação à competência dos fisioterapeutas para a solicitação de exames complementares, pois muitas vezes ficamos travados em algumas condutas por conta da demora e burocracia que enfrentamos para solicitar um simples RX. Já temos o direito de prescrever próteses e órteses, fornecer atestados e relatórios jurídicos, por que não podemos solicitar exames?
      Nossa anuidade do CREFITO está em R$350,00.
      Acredito ser essa, uma boa reivindicação para 2013, o que acham?

      Abraços,
      Dra. Virgínia Helena – fisioterapeuta com muito orgulho e autora do blog!

      Curtir

      • Helber disse:

        Ótimas colocações, realmente carecemos de amparo por parte do NOSSO tao precário crefito/coffito… Sinceramente, de certa forma a classe perdeu a confiança nesta “Empresa” sim, empresa ao meu ver. Uma dica que posso deixar é.
        Vamos mexer com nosso Crefito, vamos postar no site do mesmo nossas exigências, nossas idéias de mudanças.
        Se nada acontecer, tentaremos por outras vias… contudo devemos dar um ponta pé inicial.

        Curtir

  34. antonio disse:

    Lendo esses comentarios percebo o quanto a categoria de Fisioterapeutas é desunida, vejo como se desvalorizam, nao tem sequer coragem de cobrar um preço justo pelo serviço prestado, é terrivel ver isso matando nossa profissão. Viramos chacota por ai; Nao há profissão mais horrosa que a fisioterapia e a enfermagem. A enfermagem cuida e a fisioterapia reabilita, quem mais pode fazer isso? Ninguem éssa é a resposta, ninguem pode fazer senao o fisioterapeuta. E há pessoas trabalhando por tão pouco, aceitando convinios que pagam misérias, Que vergonha, não da minha profissão, mais de alguns profissionais (se é que pode se chamar profissionais). que vergonha!!

    Curtir

  35. Fabio disse:

    Também Cabe a cada um de nós profissionais não aceitarmos mais esmolas em troca de um trabalho tão precioso e de tremenda importância, a valorização também passa por nós, um profissional que aceita ou se sujeita a ganhar 2 reais por uma atendimento ou que seja 15 na exploração que é o home care esta jogando toda sua dedicação durante uma faculdade e sua profissão na lama, pare e pense um corte de cabelo não sai por menos de 30 reais, uma tosa de cachorro por menos de 40!!!! porque então um atendimento de fisioterapia menos que um cafezinho?!!!!!!

    Curtir

  36. Maikon Mendes Miranda disse:

    Está na hora de voltarmos com o #PISOFISIOJÁ para que o PL passe pelo CFT e de prosseguimento no processo de aprovação… ainda não foi aprovado, a luta continua, vamos a luta

    Curtir

  37. karol disse:

    S realmente existisse esse piso os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais estariam sim com motivos para comemoração, pois nada mais justo um salario digno de seu trabalho. Quantos medico existem hoje cobrando 150, 200, 300 reais em suas consultas de 10 a 20 minutos só para olharmos na cara deles????? enquanto um fisioterapeuta passa em media de 40 a uma hora de atendimento com um paciente trazendo a vida de volta pois temos essa capacidade de reabilitar um ser humano fazer alguém que não podia andar voltar a andar, a comer sozinho… a ter sua vida diária o mais próximo do normal ou ate mesmo o normal, e receber um salario micharia de 800 reais por més enquanto o salario minimo esta esta quase 700 reais isso é um absurdo… isso é um questão de consciência… uma prefeitura jamais pagará esse piso salarial preferem pagar esse piso ou o dobro dele a um medico… isso é ilusão! a classe de fisioterapeutas começa a se deteriorar com eles mesmas a desunião é grande, ele não ajuda uns aos outros, porque os médicos sempre tem reajuste salarial? porque eles se unem e fazem greves, fazem manifestações são unidos… assim nunca vamos para frente. Se um fisioterapeuta cobra o valor justo de uma sessão domiciliar de 50 reais (valor minimo ser cobrado) vem outro bacana e cobra 20 reais, 25 reais…. isso é prostituição, e ainda acham ruim que o povo desvalorize a gente!

    Curtir

  38. Giselle W. disse:

    Meus caros, sou fisioterapeuta há apenas 7 anos e já passei por todas as experiências salariais q imaginarem kkkkkkkkkkkkkkkkkk Cheguei a ter a infelicidade de ouvir uma dona de clínica (meu primeiro emprego), muito da ordinária por sinal, me dizer q não tinha como me pagar meus 4 meses de salário atrasado. Isso pq a msm havia acabado de retirar um carro zerinho da concessionária kkkkkkkkkkkkkkkkk Sério msm, só rindo (graças a Deus ameacei processá-la e a grana brotou)!! Já recebi R$ 400/mes, já recebi R$ 1,30/atendimento de plano de saúde, já trabalhei 11 hrs/dia por R$ 900-1000 no final do mês, já fiz homecare a R$ 35… Mas graças a Deus hoje tenho o privilégio de trabalhar como funcionária pública e receber um salário bom, mas q ainda não é o ideal.
    A verdade, é q os valores e salários pagos aos profissionais da nossa área variam MUITO de estado para estado. Hoje em dia na nossa profissão, em sua maioria, ou vc explora ou vc é o explorado.
    Mas é inegável a desvalorização q vem do próprio profissional, q ao entrarem em desespero, aceitam se vender (isso msm, fisioterapeuta q aceita ganhar uma miséria pelo seu trabalho, está se vendendo) e acabam oferecendo um atendimento de baixa qualidade pois estão desmotivados, aceitam qualquer tipo de emprego (até msm aquele, naquela clínica de reputação horrenda, q nem modificar os parâmetros dos aparelhos a gente pode, isso pra dizer o mínimo), acabam deixando de se especializarem/atualizarem/reciclarem por falta de grana e por fim, e pior, fazem com q os outros nos vejam como nós msms nos vemos e nos desvalorizem (logo nosso trabalho, que é tão lindo e tão essencial).
    Falta sim, união entre nós fisioterapeutas… Afinal ngm ganha uma guerra ou batalha sozinho!! Temos q nos fazer respeitar; temos q nos valorizar; temos q valorizar cada centavo depositado por nós ou nossos pais nas faculdades de todo o Brasil; temos q fazer valer nossa voz; temos q mostrar trabalho digno e de resultados; temos q lutar por nossos direitos; temos q cobrar serviço do CREFITO; temos que estudar, e estudar, e estudar, e estudar, e estudar; temos q ter compaixão, mas tb sermos firmes; num mundo onde a expectativa de vida cada dia aumenta, precisamos mostrar q o importante não é mais qnto se vive, mas COMO se vive, o mundo PRECISA de qualidade de vida, e nós temos grande parte nisto.
    Acreditem, se o piso salarial for mesmo aprovado, pode ser q clinicas se fechem, pode ser q muitos empresarios voltem a ser fisioterapeutas, pode ser q o mundo acabe hauhauahuahuah Mas com certeza, o mercado de trabalho vai mudar, as oportunidades virão para quem for bom e veremos um novo futuro para nossa profissão.

    Curtir

  39. João Paulo disse:

    Não sou fisioterapeuta, mas pelo amor de Deus, tem gente preocupado que muitas clínicas vão fechar???? Dane-se a clínica!!! Se as clínicas fecharem, os pacientes dos convênios irão exigir mais do Plano de saúde e com isso, os planos de saúde terão que tirar do lucro, é uma cadeia mas que pode dar certo!
    O Problema é que a notícia do aumento já saiu faz um tempão e nada de aumento!!!!Esse aumento não vai sair porque o CREFITO (é este o conselho né?) é muito fraco!!! Realmente, a profissão de fisioterapeuta hoje está como a de professores, que resolve seguir esta profissão é por amor, porque dinheiro, não rola!!!

    Curtir

  40. Daniela disse:

    Trabalho em Brasília, na administração de uma clínica e falo por experiência: AS CLÍNICAS VÃO FALIR…se aumentar o piso será necessário reestruturar os convênios…uma nova luta!

    Curtir

  41. DANIELLE DIAS disse:

    Estou APAVORADA com tanto pessimismo pessoal nos é que somos a classe nós antes de qualquer pessoa TEMOS QUE RESPEITAR A NOSSA PROFISSÃO, oque eu pude ler aqui é que até os fisioterapeutas desvalorizam a profissão por favor antes de tudo vamos começar pela gnt a nossa valorização, nunc vi um médico reclamar do salario, uma nutricionista reclamar que está ganhando mal SOMOS FISIOTERAPEUTAS amamos oque fazemos e tenhos que LUTAR INVES DE SÓ RECLAMAR.

    Curtir

    • Giselle W. disse:

      Danielle, desde de que sejamos bons/ótimos/os melhores profissionais, reclamar do salário não é desvalorizar a profissão. Aceitar ganhar uma miséria, é. Médicos tanto reclamam dos salários (e olha q ganham muito bem), q até greve fazem, se esquecendo do lindo juramento q fizeram ao se formarem.

      Curtir

  42. rafael xavier furtado disse:

    Assim como existem médicos que ganham 15 a 20 mil por mês. também existem médicos que se submetem a salário de 1000,00 reais por mês acreditem ou não… O maior problema da classe dos fisioterapeutas é hoje em dia no caso do atendimento particular, este mesmo não se valorizar como profissional e ser capaz de cobrar por uma seção 10 ou 15 reais e em alguns casos até menos. Agora a questão do piso salarial , prefiro nem comentar, passei em vários concursos e realmente não vale a pena este tempo perdido trabalhando por quase nada. Prefiro continuar com meus atendimentos particulares, paga quem quer e quem tem dinheiro, quem não tem ou não tem condições infelizmente tem de estar submetido a uma fila de espera no serviço municipal de meses ou até nunca. Convênios to fora!!!

    Curtir

  43. Bruno disse:

    eu pago mais de 1.200,00. que em 5 anos vai dar mais de 72.000 de faculdade, pra ganhar 1.500,00 nem a pau vamos nos valorizar fisioterapeutas

    Curtir

  44. Gildo disse:

    Recebo 6,35 por procedimento, como profissional acho mais que justo mas como dono de clínica tenho que fechar ou atender sozinho gerando desemprego. Se ainda o crefito permitisse outras atividades como venda de produtos. Talvez nem assim…Acho que vai ser fisioterapeuta batendo no outro ou o poder público vai arcar com o ônus.

    Curtir

  45. Luana disse:

    Não faz fisioterapia não filho, vai se arrepender…lê os posts ai de cima dos colegas que vc vai entender. Vc como vigilante está até melhor que mt fisioterapeuta. A saturação é gigante, muitas universidades, em Vitória são umas 5, dai o povo se forma e fica desesperado e vai se prostituir ganhando 2 reais dos planos de saúde e 15 dos home care ou pilates, por paciente. E concurso o máximo dos vencimentos é 2500,00 que vc vai ter que concorrer com bilhões de fisioterapeutas. Tô ralando a 10 anos na profissão, a conclusão é: fisioterapeuta é a classe mais desunida de todas.

    Curtir

    • danielle disse:

      Luana e pq vc não abandonou a profissão? Pq viveu e pq ainda vicve sofrimento? Lhe afirmo que um BOM profissional faz o seu salario indenpende da classe ser unida ou não.
      O que falta hoje em dia é QUALIFICAÇÃO não basta só ter um diploma.

      Curtir

  46. Gabriela disse:

    Estou pensando em fazer Fisio no começo do ano que vem, mas depois desses comentarios estou repensando, sou louca por esta profissão mas também preciso de dinheiro para me manter, aff … Acho que este meu sonho vai ficar distante, me ajudem a tomar a decisão certa.

    Curtir

    • Olá Gabriela,
      Vou dar meu parecer a você como fisioterapeuta e autora do blog, ok?! Sou formada há 6 anos, e de lá pra cá também passei por dificuldades em conseguir bons trabalhos na área. Mas nunca me sujeitei a trabalhar por R$6,00 a hora ou para os convênios médicos, que te escrevem receitas de bolo de 10 sessões para tratar o paciente. Depois de formada, fiz muitos cursos e pós-graduações, atendendo os pacientes de forma particular, na casa deles, mas o que me sustentava mesmo eram outros trabalhos fora da área, como trabalhar em lojas ou até em telemarketing uma vez… Mas o que quero te dizer, é que o comentário do nosso colega Sandro, logo abaixo do seu, é plenamente verdadeiro, pois SEMPRE haverá trabalho para bons profissionais. Hoje, não largo a fisioterapia por nada. Tenho bons pacientes e bom relacionamento com eles, que, a cada dia, percebem e valorizam a fisioterapia como um trabalho respeitável e de resultados. Acredito que temos que correr atrás de melhorias para a classe como um todo sim, apoiarmos as causas sociais, nossos direitos. Mas se você for um profissional ruim e acomodado, não adianta ter um piso salarial alto e justo que você não vai ser digno dele. Pense que todas ás áreas são difíceis, que emprego bom e que paga bem, com carteira assinada é difícil em todas as áreas, mas profissionais bons sempre são procurados.
      Espero ter ajudado.
      Abraços,
      Dra.Virgínia Helena.

      Curtir

      • Felipe disse:

        Olá Dra.

        Nenhuma novidade sobre o projeto ? Tava muito feliz pq eu ia fazer Fisio… ano que vem, mais depois de ler esses e outros comentários fiquei triste.Imagina aqui na paraíba quanto n deve ganhar o profissional?Lamentável 😦

        espero que isso seja aprovado, pois nóis precisamos de um sálario digno, para nos manter. Eu trabalhava como vigilante aqui na minha cidade, é melhor continuar nessa área,ganhando 1000 + (200 de vale refeição) e 12×36 hs;

        eu realmente n sei oque eu faço.Sai do trabalho para me dedicar nos estudos, se n passar vestibular em uma pública, quero fazer o Fies para o Curso de Fisioterapia, será que tem vantagem ?.

        Curtir

  47. lissandra disse:

    conselho meu: mudem de profissão, a sociedade não precisa de vcs, ou melhor de nós. esse salário de 4500 reais eu já tenho, grande merda.

    Curtir

    • Luana disse:

      é grande merda mesmo para quem pagou uma faculdade de fisioterapia, comprou trocentos livros carérrimos, fez pós-graduação carérrima e mais um monte de cursos carérrimos, aguentou firme estágios em clínicas e hospitais, etc. 4500 não paga! Ainda é uma merda de salário.

      Curtir

  48. lissandra disse:

    profissão é bela, mas é desrspeitada por todos, a começar pelo poder público.os salários são baixos, os cursos de aperfeiçoamento caríssimos. Eu não critico os colegas que cobram valores baixos pelas consultas, eu na verdade tenho dó, afinal devem estar desesperados.
    O que resta se vc não quer se prostituir na profissão como falaram alguns é mudar de profissão.
    Sim eu sou fisioterapeuta, formada em universidade federal, tenhos concursos públicos, e mesmo assim não estou satisfeita. se vc é funcionário público a chance de crescimento profissional não é lá essas coisas e sinceramente acho uma escrotice cobrarem 15 000 reais por um curso de RPG, me poupe, não pago. não aconselho ninguem, ser fisioterapeuta no Brasil é uma merda.

    Curtir

    • Luana disse:

      Esses pseudos cursinhos para encher curriculo são uma vergonha para nossa classe, eles só querem nos explorar, é melhor comprar um livro e estudar sozinho, daí vc não perde dinheiro e nem tempo, ainda pode acrescentar no CV como autodidata. Sou autodidata em RPG e Pilates e atuo desde sempre, nunca me pediram certificado de nada, o que vale é a sua consciência, atuação e efetividade perante o paciente, esses cetificados são o mesmo que nada tb, dinheiro jogado fora.

      Curtir

  49. Dr. Marcio Ricardo disse:

    QUERIA MSM QUE ESSA VALOS FOSSE PAGO, PRECISAMOS DE VALORIZAÇÃO NA NOSSA CATEGORIA, AGORA EU PERGUNTO CADE O SINDICATO?……

    Curtir

  50. Mirian disse:

    No Rio de Janeiro as empresas de home care de fisioterapia estão pagando ao fisioterapeuta 15 reais por atendimento. O profissional usa seus proprios meios para chegar a casa do paciente .É um absurdo, é inviavel. O profissional acaba pagando para trabalhar.E essas empresas pertencem a fisioterapeutas que exploram os próprios colegas.Os planos de saúde deveriam trabalhar diretamente com profissionais cadastrados sem essas empresas intermediando.Essa exploração não pode continuar.O atendimento deixa a desejar por o profissional estar insastisfeito e cansado devido ao grande numero de atendimentos.Quem perde, além do profissional ,é o paciente.
    Comentar

    Curtir

  51. Van Cambrea disse:

    Deixei o Brasil em 1995 para vir ser fisioterapeuta nos Estados Unidos. E ainda bem porque aqui somos respeitados e ganhamos a partir de 6 mil dolares por mes para um recen formado.

    Curtir

  52. amauri baptista disse:

    Donos de clinicas, muitos deles trabalham como administradores e não fisios são os unicos preocupados, pq ganham grana nas costas dos outros, valorização da profissão ja !!!!!

    Curtir

  53. kleyton silva disse:

    Caros colegas de profissão permitam-me iniciar esta postagem primeiramente elogiando-vos e chamando a vocês merecidamente de doutores da reabilitação fisica-funcional, parabéns pela dedicação pelos anos de estudos e aprimoramento dos saberes científicos que buscamos diariamente afim de compartilha-los primeiramente com nossos pacientes e depois com alunos, amigos de profissão e a sociedade de forma geral. Não tenham dúvida de que somos merecedores do título que nos concede a resolução cofito 04/96, Gostaria de registrar que a valorização profissional parte primordialmente dos próprios profissoinais, valorizem-se, não aceitem sálarios baixos, existem profissionais que reclamar pois ganham pouco, pensem caros colegas, se vocês tiveram a capacidade técnica de concluir sua graduação em fisioterapia, vocês também terão certamente a capacidade de possuir salários mais dignos, não aceitem baixos salários, pois se você consegiu formar-se em fisioterapia consegue um salário melhor mesmo que em outra área que não a fisioterapia, mas o que não deve acontecer é a aceitação de salários desrespeitosos, bem como os atendimentos domiciliares subvalorizados, devemos pensar grande, pois a saúde fisica-funcional é algo grandioso e de valor imensurável, é com esse espírito de grandeza, e ainda de perseveranca e entusiasmo pelo conhecimento científico que devemos buscar a valorização salarial de nossa profissão. Vamos fazer a fisioterapia valer a pena, caso contrário não seja fisoterapeuta.

    Curtir

    • Gustavo_Drº disse:

      Além de nossa inserção na SAÚDE DA FAMÍLIA que vem se alastrando pelo nosso país ( antes mesmo de ser aprovado o PROJETO DE LEI, que será breve), necssitamos de um piso salarial que valorize a classe profissional, que está crescendo e mostrando garra e força a cada dia. Acredito muito na FISIOTERAPIA vamos fzer a diferença.

      Curtir

  54. Gustavo disse:

    Isso é uma piada, sou fisioterapeuta há 12 anos, atendo vários planos de saúde, domiciliar, acupuntura, etc…… Tudo que ajuda a somar na profissão estou fazendo, porém essa idéia do piso acima de R$4.000,00 é uma piada, e o pior é que queremos debochar dos portugueses se os burros somos nós. É só fazer as contas, estamos num dos Paises que mais se paga imposto, como que uma clinica particular vai contratar um fisioterapeuta por R$4.600,00, sendo que o funcionário sai o dobro para a empresa se somarmos os direitos e impostos, então não precisa ser especialista em matemática para saber que a conta não vai fechar. Um fisioterapeuta vai sair para a empresa por volta dos R$ 8.000,00 por mês, nem que a clinica cobre de planos de saúde ( sonhando alto ) R$20,00 por sessão, disso 30% é imposto direto, sobrando R$14,00 por sessão, para juntar uns R$8.000,00 do fisioterapeuta( salário mais impostos e direitos) o fisioterapeuta terá que atender por mês uma média de 600 sessões só para tirar o sálário dele, sem contar as contas da clinica como agua, luz, contabilidade, aluguel,etc……
    Com pouca inteligência o profissional já vai ver que a conta não fecha, por tanto esta decretada se ocorrer o aumento do piso salarial, a falência do profissional fisioterapeuta em rede privada, e qualquer um profissional por dentro do mercado sabe que concurso publico para fisioterapeuta da para se contar nos dedos.
    Tirem suas conclusões, eu estou caindo fora desta profissão absurda, pouco reconhecida financeiramente e profissionalmente, pois se não melhorou nos ultimos 15 anos, não melhora mais. Boa sorte para quem fica……..

    Curtir

  55. claudia!!!!!! disse:

    É ISSO AÍ LEO,SE NÓS Ñ NOS VALORIZAMOS QUEM VAI VALARIZAR.CONCORDO PRENAMENTE…..S.O.S FISIOTERAPEUTAS!!!!!!!!!

    Curtir

  56. leo disse:

    A classe FISIOTERAPEUTAS sao bastante desunidos. Um mete o pau no trabalho do outro, enfim.
    Aqui na minha cidade cobro 60 reais a home care, em primeiro lugar valorizo meu trabalho, e quem quiser que aceite meu preço.

    Curtir

    • kcs disse:

      Compartilho de sua idéia amigo de profissão, cobro R$ 50, certa vez um paciente pediu que fizesse por R$ 35, disse a ele que infelizmente não dava para cobrar nem R$ 49, tudo tem uma razão de ser, um custo, e isso deve ser valorizado e respeitado, antes de qualquer coisa por nós mesmos, e só assim os outros passarão a dar o devido valor ao atendimento fisioterapêutico domiciliar.

      Curtir

  57. Diana disse:

    Sinceramente, SAMIA e GILSON estou com vcs!

    Muito fácil julgarmos ou cricificarmos uma colega que disse ganhar 2 reais e 15 reais. Eu, graças a Deus, não preciso me sujeitar a determinadas coisas pois sou concursada, mas sei que a realidade está séria demais e não julgo determinadas situações.

    É muita hipocrisia alguns fisioterapeutas criticarem a colega que disse ganhar 2 reais. É só trabalhar com a Unimed que vcs verão isso direto! E não vão me dizer que a GRANDE maioria não trabalha??? Pouquíssimos códigos da unimed pagam mais de oito reais!! E, portanto, quando o trabalho é por parceria, divide-se com a clínica, então… a média é 4 reais por atendimento.

    Não pretendo ser crucificada. Concordo que a remuneração é, no mínimo INJUSTA. Mas vamos ser mais maduros e não agirmos como se a realidade não fosse essa, dizendo “é prostituição, eu não aceitaria”. Temos é que, como disse acertadamente nosso colega Gilson, exigir mudanças dos nossos órgãos de classe!

    Curtir

  58. Samia Passos disse:

    Pois é, eu desisti da fisioterapia. Foi uma das principais decepções da minha vida. Tantos anos dedicados, tanto dinheiro gasto pra eu ser uma Fisioterapeuta, e pra quê? Eu não gosto da área hospitalar. Meu sonho era trabalhar com RPG. Fiz o curso de RPG/Reposturarse da EBOM – mais dinheiro gasto. Pra quê? Pra trabalhar numa clínica, sem carteira assinada, recebendo só comissão dos pacientes que eu atendia, e os valores dependiam do valor pago ao dono pelos planos de saúde. Quando era particular era um pouco melhor. Mas era assim, recebia de dois em dois meses… Sabe quanto? Uma média de R$ 350,00! Pode uma pessoa trabalhar dois meses, gastando com transporte, com almoço, pra receber R$ 350,00?! Fui em busca de outras opções, era tudo do mesmo jeito. Clínica particular não assina carteira, quando assina faz um acordo com o Fisio pro dono pagar um tanto e o resto é por fora. E assim é a maioria esmagadora. E não quer?! Tem 10 na fila pra aceitar essas condições! Foi quando eu decidi sair dessa, não aguentava mais, foi muita decepção… olhar pra sua família, que investiu tanto dinheiro em você, e vê que eles estão com pena de você pq você ganha salário de fome com a profissão dos seus sonhos. Resolvi não aceitar mais isso e também não iria mais gastar o dinheiro dos meus pais fazendo cursos caríssimos de especialização que no fim não dão em nada, pelo menos não pra mim, que não tenho família rica com papai me bancando, nem marido rico me bancando. Eu só tenho Deus mesmo, e Ele não ia me mandar um cheque assinado, pois não era isso que Ele tinha pra minha vida. Como eu tinha outra formação, fui ser professora de Inglês, e pra minha total surpresa e mais decepção ainda, descobri que professor ganha mais do que Fisioterapeuta. Não estou aqui desvalorizando o professor, longe de mim!!! Amo essa profissão, até porque foi ela que me tirou do buraco do desespero que eu estava!!! Mas é que a gente vê tanta reclamação com salário de professor que eu sempre pensava que a área da saúde ganhava bem… hoje vejo que nem médico anda ganhando essas coisas todas! Mas foi uma felicidade poder ensinar Inglês por 2 anos, ensinei em vários cursos , adorava… é muito trabalho, professor leva trabalho pra casa, mas eu posso dizer que foi uma profissão mais gratificante do que a Fisio, financeiramente. Emocionalmente as duas são maravilhosas, tanto é bom quando você reabilita um paciente, como quando você ensina algo pro seu aluno e ele aprende. Mas, desabafando aqui, graças a Deus pelas minhas experiências de vida, mas se eu pudesse voltar atrás eu teria estudado pra concurso federal na área da justiça, que é a melhor opção. Se eu tivesse feito isso em 2000, quando eu terminei o 2º grau, provavelmente já estaria trabalhando num STE ou MPU da vida, ganhando mais do que essas profissões… mas quando a gente é novo a gente não escuta os pais da gente, que são experientes, a gente escuta o colégio enchando a cabeça da gente de contos de fada sobre “como fazer a faculdade dos seus sonhos vai ser bom”. Nem é assim na maioria dos casos, a vida é difícil, pra conseguir algo é muita ralação. Mas agradeço a Deus por saber Inglês, por saber falar, escrever, ler e escutar Inglês, pois isso me deu um futuro melhor. Hoje estou montando meu novo negócio, meu próprio curso de Inglês com aulas online, via skype ou oovoo. Vou morar fora do país, vou me especializar mais ainda no Inglês porque esse é o futuro! Que Deus abençoe vocês, meus colegas de profissão, continuem exercendo a Fisioterapia com amor e dedicação, a parte financeira não é boa, mas quem continuar nesse caminho, que dê o melhor de seu aprendizado aos seus pacientes, pois eles estão nas clínicas porque precisam de vocês, e eles não tem culpa da baixa remuneração do Fisio. Isso é outra realidade que vemos, clínicas abarrotadas de gente, 1 Fisio pra atender 5 pacientes por vez, como que esse profissional vai ter condições de fazer um bom tratamento? Como fazer uma terapia manual? Desse jeito só dá pra se revezar entre TENS, US, gelo e Infra-vermelho… Boa sorte meus amigos! Ah, e quem tiver precisando de uma aulinhas de Inglês, pode me procurar no http://one2oneinuk.blogspot.com.br/ 😉

    Curtir

    • Triste realidade Samia.
      Estou feliz por você estar se reconstruindo e encontrando o seu caminho.
      Entendo você perfeitamente e concordo com tudo que você disse.
      A fisioterapia precisa de mudanças na estrutura, não na atuação. Felizmente, não trabalho com convênios ou clínicas, mas sei também que é uma área pequena a ser explorada. Enquanto o COFFITO e os CREFITO’s nada fizerem com relação à política dos convênios, nem Piso Salarial nem revoltas da classe adiantarão.

      Muito obrigada por participar do blog.

      Grande abraço.

      Curtir

      • Larissa disse:

        Assino embaixo, Virgínia!!

        Mostrar competência muito nos ajuda na valorização.

        Mas nossa luta deve incluir também REIVINDICAR COM O COFFITO E CREFITOS sobre a política dos convênios, inclusive (e principalmente – são os primeiros a rotular-nos “baratos”)

        Curtir

  59. Fernando Tavares disse:

    FORAM DIAS E NOITES ACORDADOS ESTUDANDO PARA QUE?…
    PRA VENDER-SE A PREÇO DE BANANA…NAO SOMOS UM SALDAO DE FISIOTERAPEUTAS.
    DEVEMOS NOS UNIR CONTRA ESSE ABUSO.

    Curtir

  60. William Ramos disse:

    As clínicas que dêem os jeito delas, nos temos que nos valorizar. Na minha terra eu trabalho com meu ensino médio recebendo R$1.160.00 no distrito industrial, 15 reais por sessão é palhaçada, Uma manicure (sem ofensas) ganha isso num salão de beleza e ela não fez 4 anos de faculdade. No final só vai se dar bem àquele que realmente estudou, por isso que gosto dos concursos, lá você apenas comprova que estudou e ponto final, não tem que ter um rostinho bonito, nem QI, e nem ficar fazendo um monte de entrevistas, muito menos preconceito, por região, por faculdade e etc… Mas concordo que o governo deveria abrir mais vagas nos concursos. Aqui em Manaus ja estão pagando este salario mesmo antes de ele ser aprovado.

    Curtir

  61. EU SÓ GOSTARIA QUE O NOSSO CONSELHO FISCALIZA-SE MELHOR AS EMPRESAS QUE NEM SE QUER PAGAM OS SÁLARIOS EM DIA, QUEM DIRÁ O PISO!!!!!

    Curtir

  62. paulofisio disse:

    É lamentável,mais é uma realidade…a área da saúde no geral está desse jeito,,profissionais que trabalham muito e recebem pouco ou quase nada.Estava lendo um comentário de uma companheira que estava trabalhando por um preço bem abaixo do estabelecido…ela não esta trabalhando por esse valor com o objetivo de se desvalorizar,as vezes, é a unica opção.temos que sobreviver!Sem falar no nepotismo, que impera nesta área, e todos sabemos disso…que prevaleça o bom senso.O CREFITO só se pronuncia e se faz presente em minha vida,na hora de enviar o boleto cobrando anuidade,aí sim,fora isso…nada!

    Curtir

    • Jeane Martins disse:

      Desculpe Paulo, mas não concordo que ganhar esse valor seja a única opção para ninguém!!! Tem muitas outros trabalhos que pagam mais e nem precisa de faculdade. Quero muito ganhar bem nessa profissão e vou lutar para isso, mas não dê, vou para outra area, mesmo que não precise de nível superior, sem medo e sem vergonha.

      Curtir

  63. Nany disse:

    Se essa lei for realmente aprovada será um grande passo para nós fisioterapeutas e T.O s. Mas uma coisa é certa, vocês não precisam se preocupar com planos de saúde, se eles não quiserem pagar mais, descredencie…. valorize o seu trabalho!!! se você fez 5 anos de faculdade e pagou no mínimo 6 mil de pós graduação para receber R$8,00 por atendimento, pode largar a profissão pq vc esta perdendo dinheiro!!! o seu gasto físico,mental e financeiro não compensou… eu não atendo por menos de R$50,00 e ainda acho barato. Eu estudei e estudo muito para me pagarem essa esmola… se fosse para ganhar isso eu não teria feito faculdade, só um curso técnico de salão de beleza (uma progressiva custa R$150,00 e ninguém reclama do preço).

    Outra coisa, nós fisio temos q parar de dar dinheiro para os donos de clínicas que atendem com plano de saúde… para começar aquilo não é nem fisioterapia é enganação das boas é desumano!!! despejam uns 10 pacientes para voçê ligar e desligar aparelho (como se aparelho resolvesse tudo, igual remédio!!!)… e não sei na cidade de vocês, mas em Goiânia fisio não tem emprego só estagiário (ai aumenta mais a enganação) 1fisio com 10 estagiários (no mínimo) e o conselho e nem nosso falido sindicato não faz nada…

    Curtir

  64. Inter - 5 disse:

    realmente seria um alivio poder contar com este saldo em minha cc, apos um investimento caro que foi a faculdade e hj tendo um filho, uma familia e todo um orçamento doméstico para saldar todos os meses, imagine esses R$ 800,00, pagaria o que?
    tb não trabalho por menos de R$ 50,00 nos pacientes particulares da vida, e espero que daqui a 04 anos o salario mude senão, parto para outra profissão.
    Fiquem com Deus…. meus amigos \ irmãos fisioterapeutas….amo vc´s todos.

    Curtir

  65. Ernesto disse:

    SOU ESTUDANTE DE FISIOTERAPIA.

    REALMENTE TAIS REMUNERAÇÕES COMO 2,00/15,00 ATE 800,00, CHEGA SER VERGONHOSO, POIS HOJE PARA CONSEGUIR ME DEDICAR AOS MEUS ESTUDOS, TRABALHO COM CALL CENTER, HOJE EU GANHO 800,00 POR UMA CARGA HORARIO DE 30HRS SEMANAIS.
    ESPERO QUE REALMENTE SEJA APROVADO ESTE PISO. TENHO ESPERANÇA DISSO.
    CLARO QUE NÃO PENSO GANHAR MILHÕES MAIS SIM O SALARIO DIGNO DE UMA PESSOA COM NIVEL ACADEMICO.
    AMO A PROFISSÃO QUE ESCOLHI… ESPERO QUE SEJAMOS VALORIZADOS E NOS VALORIZAMOS QUE É O PRINCIPAL.

    Curtir

  66. reabilitador disse:

    sinceramente, estou espantado com tanto pessimismo, com tanta negatividade, nunca vi isso.
    realmente, se um profissional que estudou pelo menos cinco anos em uma faculdade de Fisioterapia, ganha apenas 1.500,00 esta na hora de mudar de profissao. vá dirigir um ônibus que vai ganhar mais.
    agora ficar reclamando e nao lutando e não cobrando e não acreditando na luta por um piso justo, aí já é brincadeira ! o mercado paga bem aos bons. valorize-se ! não se venda barato!
    se não pode ajudar, pelo menos não atrapalhe.

    Curtir

  67. Gilson disse:

    Gilson
    E muito fácil dizer que os colegas que atendem em clinicas por preços menores são culpados, omissos e não se qualificam, mas tenho certeza que estes que os criticam moram com os pais e não paga aluguel, água, luz, tel e não tem filhos, assim fica fácil dizer ao outro o que fazer e que não atendem por menos de X ou Y. Caso as clinica fechem gostaria de saber se todos os profissionais vão poder adquirir os equipamentos caros que as mesmas têm para atendimento e abrir uma clinica e o melhor, pagar a seu colega o salário em pauta. Muitas palavras e pouca realidade. O que deveríamos fazer é pressionar o nosso conselho a trabalhar e implantar uma tabela para os convênios com a obrigatoriedade de cumpri-la sob pena de nenhum profissional ou clinica atender abaixo dessa tabela, assim poderíamos cobrar das clinica um valor justo. Se não houver correção da tabela não haverá dinheiro para pagar este salário, o caminho esta sendo invertido. E tenham certeza que a situação só vai piorar e haverá muito mais profissionais atendendo a valores bem mais baixos e o sonho do salário justo ficará mais distante. MAIS REALIDADE E MENOS DEMAGOGIA.

    Curtir

    • Jeane Martins disse:

      Desculpe, colega, te entendo mais não concordo, eu assim como muitos que conheço, não moramos com os pais, temos contas para pagar e muitos tem filhos.

      Curtir

  68. Jéssica Schmidt disse:

    Sou estudante de FISIOTERAPIA e espero que esse piso entre realmente em vigor. Pois nós estudamos tanto e investimos muito em uma faculdade para ganhar 1.500,00 !!
    Para a nossa profissão ser valorizada temos que nos valorizar primeiro, e parar com isso , onde ja se viu 15,00 home care nunca !
    Será que o governo nao percebe que investindo na Fisioterapia o gasto com remédio , consultas e outros, diminuirá e muito. Mesmo sabendo que a Fisioterapia no Brasil nao é valorizada vou prosseguir com o meu curso e lutar para o reconhecimento dessa profissão linda

    Curtir

    • Jeane Martins disse:

      Concordo Jéssica. Mas um dos problemas é que muitos não fazem com que isso aconteça. Como você vai reduzir gastos com as coisas citadas, tratando 2 pacientes de vez com o mesmo tens por 5 minutos? Precisamos nos valorizar e a grosso modo, fazer direito o nosso trabalho.

      Curtir

  69. Raphae Amorim disse:

    Pessoal deste de já faço de todos os comentários as minhas palavras… existe o fato de nós mesmos não termos a capacidade de nos unir e ir atrás de remunerações melhores, e a questão que talvez á mais grave e absurda, que é o fato de nosso conselho ser o mais fraco e desorganizado de todos eles!! Falo isso, diante ver taxas altissimas de anuidade e até mesmo o credenciamento, e não vejo nenhuma ação concreta diante a nossa valorização em questão salarial e até mesmo a perca de direitos de algumas técnicas dos quais temos total autonomia para realizá-las! Se fosse falar o tanto de questões que acho que nosso conselho não efetua e não faz por merecer receber nosso dinheiro, passaria o dia e a noite escrevendo!! Claro que vocês devem esta pensando se faço algo para lutar conta esta desigualdade salárial e não só criticar, e minha resposta é óbvia…claro que sim!! Valorizo cada centavo gasto durante o periodo de faculdade, não movendo uma articulação e se quer queimando uma caloria a modo grosso de se falar, se o individuo que tenha condições não faça pelo ao menos o pagamento de 50 reais por sessão ou mais dependendo da patologia, claro que como somos talvez mais coração de que muitas outras profissões, faço menos para alguém que realmente merece e não tem as condições para isso!! Talvez seja um sonho para muitos, mas um sonho justo e que esta mais próximo do que antes, sendo assim, vou fazer de tudo para ajudar de alguma forma. Trabalho sobre este regime, como um protesto solitário (e é pq sou casado e tenho filho), mas prefiro me valorizar do que fazer este ciclo vicioso diminuindo o valor de minha classe e de futuros colegas desta linda profissão!! Abraço a todos e se VALORIZEM POR FAVOR!!

    Curtir

    • FT disse:

      O melhor a fazer é não pagar mais o CREFITO e dar baixa na inscrição!!! Eles são um orgão fiscalizador e não fiscalizam nada, nunca sequer via a sombra de um fiscal do CREFITO. Deixem o CREFITO morrer de fome daí derrepente eles fazem alguma coisa pela nossa profissão além de ficar carimbando papel. Falei e disse! 🙂

      Curtir

  70. Natalia Leal disse:

    RESSALTAR O QUE A COLEGA DISSE “FISIOTERAPEUTAS VAMOS PARAR DE COLOCAR A CULPA SO NA PROFISSÃO QUEM FAZ A PROFISSÃO SÃO OS PROFISSIONAIS QUE NELA ATUAM, VAMOS PARAR DE QUERER DE FICAR SENTADOS ESPERANDO QUE MUDEM NOSSA PROFISSÃO POR NÓS.TEMOS QUE MOSTRAR QUE SOMOS IMPORTANTES PARA A ÁREA DA SAUDE PELA NOSSA COMPETÊNCIA, PAREM DE TRABALHAR POR ESMOLAS, ENQUANTO HOUVER FISIOTERAPEUTAS TRABALHANDO POR R$800,00 É ISSO QUE VÃO NOS PAGAR. VAMOS LUTAR POR UM SALARIO JUSTO PRA TODOS. QUANDO OS PROFISSIONAIS FICAM EXIGENTES NA ESCOLHA DO TRABALHO MAIS VÃO AUMENTAR SUA REMUNERAÇÃO MAS ENQUANTO ACEITAREM RECEBER QUALQUER SALÁRIO SÓ IREMOS RECEBER ESMOLAS.
    FISIOTERAPEUTAS VAMOS VALORIZAR NOSSOS ANOS DE ESTUDOS VAMOS VALORIZAR NOSSA PROFISSÃO
    VAMOS NOS UNIR PARA ALCANÇAR O QUE TANTO QUEREMOS, A NOSSA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL.”

    ****SE TODOS COLABORAREM HAVERÁ UMA MAIOR VALORIZAÇÃO E UMA BOA REMUNERAÇÃO A TODOS NOS FISIOTERAPEUTAS****

    Curtir

  71. Natalia Leal disse:

    RESSALTAR O QUE A COLEGA DISSE “FISIOTERAPEUTAS VAMOS PARAR DE COLOCAR A CULPA SO NA PROFISSÃO QUEM FAZ A PROFISSÃO SÃO OS PROFISSIONAIS QUE NELA ATUAM, VAMOS PARAR DE QUERER DE FICAR SENTADOS ESPERANDO QUE MUDEM NOSSA PROFISSÃO POR NÓS.TEMOS QUE MOSTRAR QUE SOMOS IMPORTANTES PARA A ÁREA DA SAUDE PELA NOSSA COMPETÊNCIA, PAREM DE TRABALHAR POR ESMOLAS, ENQUANTO HOUVER FISIOTERAPEUTAS TRABALHANDO POR R$800,00 É ISSO QUE VÃO NOS PAGAR. VAMOS LUTAR POR UM SALARIO JUSTO PRA TODOS. QUANDO OS PROFISSIONAIS FICAM EXIGENTES NA ESCOLHA DO TRABALHO MAIS VÃO AUMENTAR SUA REMUNERAÇÃO MAS ENQUANTO ACEITAREM RECEBER QUALQUER SALÁRIO SÓ IREMOS RECEBER ESMOLAS.
    FISIOTERAPEUTAS VAMOS VALORIZAR NOSSOS ANOS DE ESTUDOS VAMOS VALORIZAR NOSSA PROFISSÃO
    VAMOS NOS UNIR PARA ALCANÇAR O QUE TANTO QUEREMOS, A NOSSA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL.”

    ****SE TODOS COLABORAREM HAVERÁ UMA REMUNERAÇÃO A TODOS NOS FISIOTERAPEUTAS****

    Curtir

  72. PAULA disse:

    Olá sou acadêmica de Fisioterapia e o que vejo nos estágios que fiz até hoje, é que os profissionais que mais reclamam da profissão são os que menos estudaram. Também concordo que o piso salarial é baixo, que em grande parte dos hospitais públicos nossa condições de trabalho são horríveis e que investimos muito para receber tão pouco. Mas será a culpa não é nossa??? quando um profissional que estudou 4 ou 5 anos para ter um diploma aceita trabalhar por um valor abaixo do piso(que é uma vergonha) é ele mesmo que está se desvalorizando. E pior quando um Fisioterapeuta é dono de uma clínica ele paga ao seu colega muitas vezes um salario abaixo do piso, isso demonstra o quanto a classe é desunida e um profissional muitas vezes não tem respeito pelo outro.
    Então se dentro da nossa “família” não há respeito e valorização do profissional como queremos exigir que os outros nos respeitem e nos valorizem?????
    FISIOTERAPEUTAS VAMOS PARAR DE COLOCAR A CULPA SO NA PROFISSÃO QUEM FAZ A PROFISSÃO SÃO OS PROFISSIONAIS QUE NELA ATUAM, VAMOS PARAR DE QUERER DE FICAR SENTADOS ESPERANDO QUE MUDEM NOSSA PROFISSÃO POR NÓS.TEMOS QUE MOSTRAR QUE SOMOS IMPORTANTES PARA A ÁREA DA SAUDE PELA NOSSA COMPETÊNCIA, PAREM DE TRABALHAR POR ESMOLAS, ENQUANTO HOUVER FISIOTERAPEUTAS TRABALHANDO POR R$800,00 É ISSO QUE VÃO NOS PAGAR. VAMOS LUTAR POR UM SALARIO JUSTO PRA TODOS. QUANDO OS PROFISSIONAIS FICAM EXIGENTES NA ESCOLHA DO TRABALHO MAIS VÃO AUMENTAR SUA REMUNERAÇÃO MAS ENQUANTO ACEITAREM RECEBER QUALQUER SALÁRIO SÓ IREMOS RECEBER ESMOLAS.
    FISIOTERAPEUTAS VAMOS VALORIZAR NOSSOS ANOS DE ESTUDOS VAMOS VALORIZAR NOSSA PROFISSÃO
    VAMOS NOS UNIR PARA ALCANÇAR O QUE TANTO QUEREMOS, A NOSSA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL.

    Curtir

    • Cassiano_TO disse:

      BOA, PAULA, BOA!!!! É ISSO MESMO! VAMOS NOS DAR OS NOSSOS VALORES!!!! E CORRER ATRÁS!

      Curtir

      • FT disse:

        Correr atrás do GOL, né? GRANDE ÔNIBUS LOTADO…sem o jaleco por favor. Só vamos ter valorização profissional se pararem de abrir faculdade de Fisioterapia e cada uma pior que a outra, com cada profissional formando que Deus me livre…Tá tenso!

        Curtir

    • Giselle disse:

      Acredito que muitos querem isso, mas o que voce sugere? Simplismente se revoltar e largar o emprego so vai fazer ficar mais ferrado ainda. Falar pra nos tomarmos uma iniciativa é facil, mas quando na verdade, nao sabemos por onde começar.

      Curtir

      • Jeane Martins disse:

        Os médicos fazem greve, deixam de atender e não se ferram mais ainda. Pelo amor de DEUS…Você pagou quanto de faculdade? (não é pra responder, é só pra pensar…)mesmo se você cursou uma faculdade pública…alimentação, transporte, livros, xerox e outros gastos. Meu cabelo nem é longo e pago R$32,00 para fazer uma escova (como a colega citou, só a nível de comparação) e a cabeleleira nem fez curso técnico quem deras faculdade. Quem se valoriza é valorizado. Seu paciente talvez não queira pagar mais e mude de fisioterapeuta, mas os que já foram tratados por menos e não viram resultados expressivos vão pagar, defender e indicar. Pense bem…

        Curtir

        • Larissa disse:

          Também acho que devemos é mostrar o porquê de estarmos cobrando aquilo.
          Tanto falando de tudo o que foi investido (em dinheiro, tempo, esforço, dedicação),
          quanto mostrando um serviço completo e de qualidade.

          Concordo também que não resolve nada fugir da profissão…
          Sei que não é fácil, e que tem gente que não tem muita opção pois tem pessoas e/ou coisas a sustentar com seu salário…

          Prefiro que aqueles que não podem se sustentar com isso apenas, ou desistam e façam algo que lhes tragam prazer…

          Mas se você acredita que tem como… LUTEM POR AQUILO QUE QUEREM!! VALORIZEM SUA PROFISSÃO COMEÇANDO POR VOCÊ MESMO!! SE VOCÊ, QUE INVESTIU TANTO (NÃO SÓ EM DINHEIRO, COMO FALEI) NÃO A DÁ VALOR, QUEM O FARÁ??

          Curtir

  73. eliene disse:

    ola sou fisioterapeuta e estou atendendo domiciliar por 25 reais a sessão e fui chamada por uma colega para trabalhar em sua clinica ela paga por comissão preciso saber qual o preco justo do salario de fisioterapia e qual a porcentagem justa que posso aceitar estou sem referencia alguem me ajuda

    Curtir

    • Olá Eliene!
      Sugiro que dê uma olhada nesse post, que fala justamente sobre os honorários da fisioterapia e quanto deve-se cobrar em uma sessão.

      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Curtir

      • Aline leite disse:

        Não devalorize nossa profissão, nem uma cabelereiro que não tem se quer formação técnica cobraria R$ 25,00 para fazer qualquer procedimento em seu cabelo durante um atendimento domicilair. OBS.: A profissão de cabelereiro é digna e cito aqui apenas para fezer comparação em relação a valores recebidos por atendimento versus tempo de estudo e aperfeicoamento.
        Preste atenção talvés você esteja no curso errado, ou melhor profissão errada.

        Curtir

  74. Cassiano T.O. disse:

    Prezados colegas. PRECISAMOS VALORIZAR AS NOSSAS PROFISSÕES!!!!!!!!!! E por que não chamar de MISSÕES? SERÁ QUE NÃO CONSEGUIMOS MOSTRAR A DIFERENÇA NA SAÚDE DAQUELES AOS QUAIS ATENDENDEMOS? ACHAM MUITO R$ 4.650,00 POR MÊS? FAZENDO AS CONTAS, SE TRABALHAMOS 30h/semana, ISSO DARÁ mais de 120h/mês, pois o mês não tem apenas 28 dias i.e. 7×4, mas 6 horas por dia, senão mais. Corresponde a aproximandamente 140 horas por mês, tirando os finais de semana ou atendimentos extraordinários. SIGNIFICA 32,29 a 36,90 reais por HORA, trabalhando de segunda a sexta, por ex.: das 9 às 16 parando apenas 1 hora pra almoçar. PENSAM QUE IREMOS APENAS CHEGAR, ATENDER E PRONTO? SABEMOS QUE NÃO! E OS OUTROS? Perguntem quanto ganha um pintor, ou um macânico, ou uma babá por hora e veja se é justo o comentario da colega sobre R$ 2,00/ atendimento? PARABÉNS PELA INICIATIVA, MAS PRECISAMOS DEMONSTRAR DIFERENÇA COM NOSSO TRABALHO DIGNO.

    Curtir

    • Concordo plenamente Cassiano. Obrigada por participar do blog. Esse tipo de incentivo é claro e objetivo, mostrando pelo montante, quanto recebemos por hora. Sabemos que pelos honorários da fisioterapia e TO, já podemos ganhar mais que isso em uma sessão, em torno de R$50 a R$75,00, ainda podendo levar em consideração o preço de acordo com a distância, quando for particular. Se for na clínica, levamos em conta os gastos com a infra-estrutura, além, claro, da mão-de-obra, pois estudamos intensivamente, fazemos cursos para nos atualizarmos e sabemos o valor da nossa técnica a médio e longo prazo.
      Sinceramente, quem está por fora desse assunto ou é contra, não leva a profissão a sério e está numa postura acomodada. Não estou fazendo julgamentos, até porque entendo as questões como “mas e os planos de saúde, vão respeitar?” Uma vez que temos a lei ao nosso lado, temos evidências para lutarmos. E pessoalmente, não levaria minha mãe para se tratar numa clínica de convênio, tendo aplicação de TENS e OC por 20 minutos. Vamos acordar!

      Abraços a todos que estão juntos lutando por essa causa #pisofisioja,
      Dra.Virgínia Helena.

      Curtir

  75. Erlsson disse:

    É TRISTE VER PROFISSIONAIS DE FISIOTERAPIA QUE NÃO DÃO VALOR A SUA CARREIRA. É INCRIVEL QUE QUEM MAIS RECLAMA, SÃO OS QUE LEVARAM A FACULDADE NAS “COXAS”, NÃO SE ATULAIZAM E ACHAM QUE CUMPRIR HORÁRIO EM CLINICAS, USANDO ULTRASSOM, TENS E GELO, NEM MESMO SABENDO O MOTIVO DISSO…. É TRISTE VER ESSAS PESSOAS RECLAMANDO E FALANDO TANTO E DE FORMA NEGATIVA DA PROFISSÃO. O MERCADO ESTÁ SATURADO P TODOS QUE NÃO SÃO BONS…..SE TUDO QUE ACONTECE DE BOM É TRATADO COMO INCERTO…..MEUS AMIGOS….VÃO FAZER VESTIBULAR..FAÇAM OUTRO CURSO….PAREM DE MANCHAR ESSA PROFISSÃO QUE VOCÊ NÃO É MERECEDOR….QUEM ESTÁ A MAIS DE CINCO ANOS E AINDA ACHA QUE GANHA MAL…REVEJA SEUS CONCEITOS….QUEM SABE O PROBLEMA NÃO É VC….SE MEXE MEU POVOOOOOOOOOOO

    Curtir

    • Corina disse:

      Concordo com o colega ERLSSON. Minha formatuta foi em Janeiro de 2012 .Continuo estudando muito…..Trabalho seis horas, sou empreendedora e ganho muito dinheiro .Amo essa profissão e estou muito bem .Agradeço diariamente e não acredito em saturação profissional. Fisioterapeuta Corina S. Carvalho. Crefito 5 RS 163.729 F .

      Curtir

      • Sandro disse:

        Meu salário é de RS 6260,00. Sou concursado e coordenador do setor de fisioterapia de uma empresa de saúde aqui em Fortaleza .Sou especializado em pneumofuncional e mestrando em ciências médicas . Sou formado há 10 anos e ainda não atingi meu ápice. Trabalho 40 horas . Acompanhei a evolução da profissão nesses últimos dez anos e creio que o piso vai dar um salto de valorização mas para quem é bom . Os medíocres ficarão com salários de manicure.

        Curtir

  76. MARTA GAZINEU disse:

    R$ 4.622,00 É UM SALÁRIO JUSTO SIM!!!! NOSSO TRABALHO É MUITO LINDO E MERECE TODO RESPEITO… SOMOS DOUTORES DA REABILITAÇÃO! VOCÊ ACHA ISSO POUCO????

    Curtir

  77. Weriton Ferreira da Silva disse:

    Quanta comissão! até lá os fisioterapeutas, sofrem com a desvalorização de seus trabalhos, haja vista a permissividade do próprio governo em permitirá abertura de tantos cursos

    Curtir

  78. FRANCISCA DA PENHA LIMA BEZERRA disse:

    É justo. Vejam só, passamos cinco anos em uma Faculdade enfrentando todas dificuldades que aparecem e ainda existe algumas prefeituras que fazem concurso nos oferecendo 800,00 ( oitocentos reais ), por mês. Isso é lamentável. Que o nosso Deus Todo poderoso, AQUELE que nos concede a vida, assine esse Projeto. Nós merecemos

    Curtir

  79. Délia Santana disse:

    A luta não pode parar, vamos conseguir sim! Somos uma classe forte e nos fortalecemos a cada dia que passa, e é isso que eles estão vendo agora nossa verdadeira importância na comunidade como reabilitadores de pessoas e diminuidores de benefícios ao INSS, pensemos assim!!!!

    Curtir

  80. ANA GODINHO disse:

    SÓ SEREMOS VALORIZADOS SE NOS DERMOS O DEVIDO VALOR, SE AS CLÍNICAS NÃO PAGAREM O PISO QUE FECHEM AS PORTAS, O PROBLEMA É QUE TEM MUITO PROFISSIONAL POR AÍ QUE SE VENDE POR MENOS, NÃO SE VALORIZA E AINDA FAZ USO DE OUTROS PROFISSIONAIS( TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E MASSOTERAPÊUTAS) PARA FAZEREM O NOSSO TRABALHO E QUE NÃO TEM CONHECIMENTO ALGUM SUJANDO AINDA MAIS A NOSSA CLASSE.
    RECADO AS DELEGACIAS DO CREFFITO, FISCALIZEM MAIS AS CLÍNICAS PARTICULARES E CONVENIADAS AO SUS, OS TÉCNICOS ESTÃO FAZENDO O NOSSO TRABALHO E O PIOR DE TUDO COM O CONSSENTIMENTO DOS NOSSOS PRÓPRIOS COLEGAS QUE TEM MEDO DE FICAREM DESEMPREGADOS. SE VALORIZEM MAIS, ESTUDEM MAIS, MOSTREM A CLASSE DOS MÉDICOS QUE NÓS TEMOS MUITO VALOR, NÃO JOGUEM NOSSA PROFISSÃO NA LAMA. FISIOTERAPEUTAS VAMOS A LUTA.

    Curtir

  81. Mara Roseli Gomes Delazeri disse:

    Está na hora de se valorizar mais este profissional da área de saúde. A fisioterapia tem se tornado muito importante no tratamento e na recuperação de inúmeras doenças e o que as clínicas fazem com estes profissionais é uma verdadeira exploração.

    Curtir

  82. adeilce lindoso disse:

    concordo com a vanessa esses tipos de profissionais não era nem pra dizer que é fisioterapeuta aff odeio esse tipo de pessoas que só pensa negativo é bom trocar de proffisão e pdizer que nunca foi fisio é por isso que desvalorizam nossa profisão por esses profissionais

    Curtir

  83. vanessa disse:

    não sei pq nossos colegas estao preocupados com clinicas, pois se o piso for esse 4.650,00 tudo vai mudar ,, os valores dos honorarios para os convenios, valores de consultas particulares vao aumentar …nos temos que ser pessoas dignas… vc estudou pra caramba é nao se da valor acho entao que vcs estao na profissao errada onde já se viu nao honrar a propria profissao….sao pessoas negativas e só anda pra tras….

    Curtir

    • Jeane Martins disse:

      Eu sei. Provavelmente são donos de clínicas. Acredito piamente que a nossa profissão está como está por causa de pessoas assim, que não tem respeito próprio, pela profissão nem pelos colegas (não se vê outros profissionais de saúde chamando os colegas de ” filho de papai”, nem de “burgues, filha da puta”) muito menos reclamando porque o salário aumentou. São pessoas mal formadas profissionalmente, sem habilidades administrativas, sem visão financeira e sem educação. Duvido que quem pagou mais de R$1.200,00 de faculdade durante 5 anos aceite os valores citados nos comentários. Também acredito que os pacientes de Thiago(que não cobra menos de R$50,00) já passaram pelas mãos dos que cobram R$15,00 ou R$20,00 e preferiram pagar mais. Espero concientização e mudanças.

      Curtir

  84. dan disse:

    pena que isso so serve pra iniciativa privada que imagino nunca ira pagar! os cargos publicos sao regidos por lei propria pra cada categoria e tambem nao acredito que mudem!! Só fachada na pratica…aprovar é uma coisa, receber é outra muuuuuuuito diferente e distante a meu ver, infelizmente.

    Curtir

  85. cristina disse:

    Temos que lutar para melhorar o valor pago pelos planos de saude.

    Curtir

  86. Helber disse:

    Nossa!!!!!!!!!!! me pergunto qual a qualidade e competência do trabalho de um profissional q se prostitui com valores tão insignificantes $2,00 e $15,00. A valorização da classe não tem que partir de um Senado ou de um Presidente, mas sim, tem que partir de cada fisioterapeuta ativo. Pra que os governantes irão agilizar a aprovação de um salário mais o menos (4.600,00) se a maioria dos Fisioterapeutas vendem seus conhecimentos por migalhas.???
    Chega de utopia, se valorize, ate que existam profissionais a preço de BANANA a classe não sera valorizada, 4.600,00 é um salario bom?? NÃO, mas pelo menos oferece uma melhor segurança financeira e nos dá um inicio de real valorização.

    Curtir

  87. Brennda disse:

    todos os cursos/profissoes relacionados a saude deveriam ganhar melhor, não ter essa valorização apenas para os medicos .. biomedicos tmb não tem piso salarial !

    Curtir

  88. Daia estudante de Fisio disse:

    Acho possível sim que se pague esse salário base para fisioterapeutas. Se pagar a um médico salários que variam de R$10 mil a R$30 mil por mês é possível na saúde pública, pq não pagar R$4.600 para a categoria de fisio e TO.

    Curtir

  89. ANA PAULA BARBI disse:

    O Fisioterapeuta tem que parar de se achar inferior os outros profissionais, as clínicas que não puderem pagar que fechem suas portas, o que não pode continuar é com esse pensamento que somos 2ª categoria!

    Curtir

  90. Andréa disse:

    Aí é q está a questão! Oserviço de fisioterapia tem que ser valorizado, de modo que o atendimento particular vai ter que acompanhar o aumento do piso. E as clínicas tem sim que pagar o valor justo, um atendimento de qualidade não pode ser tão banalizado a ponto de ser conbrado 2 reais!!!! Nós fisioterapeutas temos que no9s valorizar!

    Curtir

  91. ELIZANGELA disse:

    ESTAMOS QUASE LÁ!!!!!
    DEIXAMOS DE LADO O PESSIMISMO!!!
    E VAMOS PENSAR DE FORMA POSITIVA, PARA QUE ESSA APROVAÇÃO NÃO DEMORE MUITO. POIS, NUM PERÍODO DE 6 MESES ESSE PROJETO JÁ FOI APROVADO POR DUAS COMISSÕES, E AGORA FALTAM 3 OU 4 COMISSÕES, DEPOIS SERÁ ENCAMINHADO AO SENADO PARA VOTAÇÃO. E ASSIM QUE APROVADO, A PRESIDENTA OU PRESIDENTE SANCIONARÁ ESTE PROJETO DE LEI QUE SERÁ VÁLIDO EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL A COMEÇAR PELOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS (ISSO É O QUE ME DISSERAM).

    Curtir

  92. William Monteiro disse:

    E quando é que todos nós vamos deixar de ficar só reclamando e ficar com pessimismos desnecessários e vamos procurar uma solução pra tudo isso????? Fica a Dica!!! A-TI-TU-DE !!! Só falar e reclamar é a coisa mais fácil. Se ninguém tá concordando com nossa realidade eu SÓ ACHO (irônico) que já tá na hora de todos que se dizem Fisioterapeutas e TO’s tomarem uma atitude … afinal de contas como disse nossa colega “Taís Fisioterapeuta” já passou o tempo em que eramos vistos como meros massagistas…. PRECISAMOS NOS UNIR EM FUNÇÃO DA CLASSE FISIOTERAPEUTA E TO’s. TÁ NA HORA DE SAIRMOS DO NOSSO COMODISMO EXARCEBADO E PROCURARMOS MEIOS LEGAIS QUE FAÇAM VALER NOSSOS DIREITOS.
    SEM MAIS.

    Curtir

    • DR VAL disse:

      ISSO MESMO ENQUANTO ALGUNS SÃO OBRIGADOS A RECEBER ESMOLAS PARA NÃO MORRER DE FOME E PAGAR UMA FORTUNA DE IMPOSTOS ISSO NÃO VAI MUDAR, SO MUDA QUANDO NOS UNIR-MOS E COBRAR NOSSO VOTO DE DEPUTADOS E SENADORES QUE TODOS NÓS SEJAMOS FORMADORES DE OPINIÃO NA HORA DO VOTO A COISA MUDA

      Curtir

  93. Julia disse:

    A verdade é que o conselho de Fisioterapia é um dos conselhos mais fracos e desorganizados que existem, pois se não o fossem fiscalizariam e brigariam pelos nossos direitos como os outros conselhos o fazem, como o conselho de Farmácia que é super organizado, fiscaliza, briga e multa quem não cumpre o que é estabelecido, e isso continuará enquanto formos coniventes e não nos valorizarmos enquanto profissionais habilitados, de formação nível superior, que somos!

    Curtir

  94. Taís Fisioterapeuta disse:

    Pessoal se valorizem mais a apoiem essa nova causa,
    nós como classe profissional devemos aplaudir e encontrar meios
    de agilizar essa aprovação e não criticando, ou sendo pessimista, claro que tbm não
    deveremos sonhar demais, usem o equilibrio e somem forças e não subtraiam.
    Particularmente ganho 2.500 em uma prefeitura e acho muito pouco pra profissão que exerço,
    ja se foi esse tempo, onde eramos vistos como meros massagista.
    Falta mais pouco para este sonho não distante.

    Curtir

    • Denis Dias disse:

      Concordo,pois devemos sim recorrer ao nossos direitos .Irei começar fazer fisio no começo de 2013 e antes do salário irei fazer por amor.Porém claro, que ninguém vive sé de amor , mas confio nas mão divinas que sabe de nossas dificuldades.
      E que até a data da minha formação , vcs proficionais ja formados venha conquistar mais essa vitória.
      Torço por vcs e futuramente por mim .

      Denis Dias…

      Curtir

  95. TS disse:

    Sonho meu, sonho meu….
    Td balela, quem ta aí formado há mais de 5 anos assim como eu, sabe que isso nunca vai acontecer!

    Curtir

  96. Estou me formando agora , espero q/ esse salario seja realidade
    Fabiana Oliveira

    Curtir

  97. Tomara que se torne real e que valorizem a ética e o profissionalismo da nossa profissão !

    Curtir

  98. henry disse:

    bom…eu trabalho em uma prefeitura onde se paga 1500 reais por 30 horas e numa apae que paga 1000 reais por 20 horas… acho muito dificil o conselho fazer com que as instituiçoes pagem esse salario aos profissionais… realmente esse projeto fala que se o fisio recebesse essa quantia nao precisaria trabalhar em dois lugares…. concordo com eles… masss os conselho devem agir como o da farmacia que vai diretamente aos estabelicementos e fazem com que os mesmos paguem o piso se nao é multado… agora duvido muito que meu conselho vai vir aqui na prefeitura fazer com que eles paguem 3x a mais ….DU-VI-DO.

    Curtir

  99. NOSSA MAIS DO QUE MERECIDO, PARA NÓS FISIO QUE DEDICAMOS NOSSA VIDA PARA REABILITAR PESSOAS, QUE DEPOSITAM EM NÓS CONFIANÇA.

    Curtir

  100. Bianor Caroso disse:

    Caros colegas Fisios e TOs, esta no site do COFFITO que ja esta aprovado desde o dia 19/10/11. Se ja esta aprovado, o que aconteceu com esses concursos que abriram vagas?! O piso não esta estabelecido em NENHUM DELES!!!
    Se alguém souber me explicar agradeço desde já!

    Curtir

    • ELIZANGELA disse:

      NA VERDADE. FOI APROVADO POR 1 COMISSÃO OUTUBRO/2011, PASSOU POR MAIS UMA EM MARÇO/2012 E FALTAM MAIS 3 (SE NÃO ME ENGANO) E DEPOIS PASSARÁ PARA O SENADO ONDE SERÁ VOTADO, CASO SEJA VOTADO, IRÁ PARA AS MÃOS DO PRESIDENTE PARA SANCIONAR A LEI.
      ISSO PODE LEVAR AINDA MESES OU ANOS.

      Curtir

  101. Patrícia disse:

    A conquista é excelente, o difícil é acreditar que este piso vai realmente entrar em vigor, ou se vai ser mais uma promessa, só vendo pra crêr….Terapeuta ocupacional

    Curtir

    • DR VAL disse:

      EU CONCORDO E QUEM VAI OBRIGAR OS PLANOS A ADERIREM ESTE VALOR, VOCES OU O GOVERNO O QUE SERIA MAIS CORRETO SE TIVESSEMOS GOVERNO. COMO NÃO TEMOS VAMOS SEMPRE VOTAR NA OPOSIÇÃO EM TODOS OS SETORES CREFITO ETC.

      Curtir

  102. Nancy disse:

    É paradoxal e ao mesmo tempo interessante que a relatora seja exatamente a deputada Gorete Pereira que sequer pagava o salário mixuruca aos seus funcionários na empresa comandada por ela,leia-se, Associação Beneficente Cearense de Reabilitação – ABCR/CE. Enfim! que venha em boa hora tal aumento.Parabéns aa categorias.

    Curtir

  103. Fabio Pagliitto.'. disse:

    Isso implica que entrará em vigor quando tudo for aprovado. Se o projeto é de 2009, podemos esperar a conclusão para 2050?

    Curtir

  104. Gabriel disse:

    Seria bom para todos nós fisioterapeutas, acompanhar esse projeto de lei. Por favor, entrem no site da camara e se cadastrem para acompanhar o processo dessa importante lei para nós. Quanto mais gente cadastrada, maior a visibilidade do projeto!!!

    Curtir

  105. josé disse:

    pra aprovar uma coisa dessas todos os convenios teria que reajustar o valor da sessão dee fisio e aumentar o valor do particular tbm, caso contrario todas as clinicas que for pagar fisioterapeutas teriam que fechar a portas pois com um salario desse não teria condições de manter as portas abertas….

    Curtir

    • ELIZANGELA disse:

      QUEM SABE!
      APÓS A APROVAÇÃO DESTE PROJETO VOLTADO Á FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS (PELO QUE ME CONSTA), SEJA CRIADO UM OUTRO PROJETO PARA BENEFICIAR OS PROFISSIONAIS DO SETOR PRIVADO. ME CORRIJAM SE EU ESTIVER ERRADA!

      Curtir

    • miller disse:

      Por mim q fechem as portas!!!

      temos q ter é dignidade e uma salario justo.

      Todos nos temos contas a pagar filhos escola dos filhos como pagaremos sendo explorados por esses donos de clinicas! DESABAFO

      Curtir

      • Érica Jacobs disse:

        identifico…..e acrescento, somos cobrados por não termos artigos publicados, títulos….enfim, como poderiamos??? se não temos $ nem para a educação dos nossos filhos???

        Curtir

    • luzilene sousa disse:

      e agora jose?

      Curtir

  106. Renata Assad disse:

    Também quero saber quem irá pagar esse salário visto que em clinicas se paga 2 reais por atendimento, e em home care 15 reais por atendimento e sem ajuda de custo…

    Curtir

    • Thiago disse:

      Você cobra isso? Se você que é profissional não se valoriza, quem vai valorizar? Não faço nada por menos de 50 reais! E quem precisa paga!

      Curtir

      • Silvana miranda disse:

        Eu também não trabalho por menos de R$50.00, se todos agissem assim seríamos muito mais valorizados. o que acontece é que nossos colegas trabalham por pouco não se atualizam porque os cursos são caros e não existe condições financeiras para custear porque são mal remunerados, quem não se atualiza não tem o “mais”para oferecer e nem para cobrar e segue-se um circulo vicioso.
        O pior é que a profissão não cresce e quem precionar os planos de saúde para aumentar o valor dos atendimentos que é uma vergonha?

        Curtir

      • ELIZANGELA disse:

        15 REAIS EM HOME CARE!!!! HELOOOOOOOOOUUU!!!!
        NEM A PAU.
        ISSO NÃO NEM UMA POMADA ANTIINFLAMATÓRIA PARA PASSAR EM NOSSOS PUNHOS EM UM DIA DE ATENDIMENTO Á PELO MENOS 1 PACIENTE COM AVE

        Curtir

      • Theo disse:

        Caro amigo…voce deve ser um filho de papai…que não consegue analisar o contexto do que sua amiga profissional ressaltou, preferindo encher seu ego escroto, ao dizer que não faz por menos de R$50,00 ……….Essa sitada por você não condiz com a realidade do mercado…..

        Curtir

        • Joao disse:

          Atende de graça entao, otário!

          Curtir

        • Leytson disse:

          É como o amigo falou, então atende de graça. Se os profissionais estudam de 4 a 5 anos, gastando rios de dinheiro e tempo para ser um profissional capacitado, é claro que terão que ter retorno. Tem nutricionista aqui que cobra 150, caro ? Não, ele se valoriza!
          Fisioterapeutas tem família, filhos, contas, vestuário, alimentação, transporte para se manter, 15 reais não vai suprir a necessidade.
          E é assim que tem que ser, se não se valorizar, ninguém vai amigo. E como dito, quem precisa, paga.

          Curtir

      • Jeane Martins disse:

        Concordo plenamente. Eles oferecem esse valor porque sabem que tem quem aceite. Se não tivesse, eles pagariam mais. Os anestesistas devem ser nosso exemplo, todos cobram o mesmo valor(bem alto por sinal).

        Curtir

    • Helber disse:

      Nossa!!!!!!!!!!! me pergunto qual a qualidade e competência do trabalho de um profissional q se prostitui com valores tão insignificantes $2,00 e $15,00. A valorização da classe não tem que partir de um Senado ou de um Presidente, mas sim, tem que partir de cada fisioterapeuta ativo. Pra que os governantes irão agilizar a aprovação de um salário mais o menos (4.600,00) se a maioria dos Fisioterapeutas vendem seus conhecimentos por migalhas.???
      Chega de utopia, se valorize, ate que existam profissionais a preço de BANANA a classe não sera valorizada, 4.600,00 é um salario bom?? NÃO, mas pelo menos oferece uma melhor segurança financeira e nos dá um inicio de real valorização.

      Curtir

    • Mirian disse:

      No Rio de Janeiro as empresas de home care de fisioterapia estão pagando ao fisioterapeuta 15 reais por atendimento. O profissional usa seus proprios meios para chegar a casa do paciente .É um absurdo, é inviavel. O profissional acaba pagando para trabalhar.E essas empresas pertencem a fisioterapeutas que exploram os próprios colegas.Os planos de saúde deveriam trabalhar diretamente com profissionais cadastrados sem essas empresas intermediando.Essa exploração não pode continuar.O atendimento deixa a desejar por o profissional estar insastisfeito e cansado devido ao grande numero de atendimentos.Quem perde, além do profissional ,é o paciente.

      Curtir

  107. Patricia disse:

    Pra mim uma realidade!!

    Curtir

  108. Lucíola disse:

    gostaria que esse sonho fosse ao menos verdade!!!!

    Curtir

  109. LUIZ CARLOS GUIMARÃES JUNIOR disse:

    Com certeza é uma valorização digna a todos os fisioterapeutas que na rotina árdua e nobre dessa honrosa profissão.

    Curtir

  110. Dr Jones Agne disse:

    QUEM DEVERÁ PAGAR ESSE SALÁRIO?
    PREFEITURAS? ESTADO? FEDERAL? CLINICAS PRIVADAS?

    Curtir

    • josé disse:

      uma clinica privada fecha as portas pois não teria condições de pagar esse salario

      Curtir

      • Eugênio disse:

        Tem condições sim e como tem. aqui onde moro estão pagando 800,00 por mês a um fisio acha isso justo então?

        Curtir

        • Leytson disse:

          Não. Se fosse pra receber esse valor, eu não cursaria ensino superior. Tem técnicos de outras profissões ganhando 1.200. Fisioterapeuta tem ensino superior, estudou de 4 a 5 anos, gastou muito dinheiro na compra de materiais ou mensalidade da faculdade. 4.650,00 seria um valor justo, pois a Fisioterapia é muito importante, imagine tratar uma pessoa, faze-la voltar a andar sem precisar fazer cirurgia na cabeça ou seja onde for. Trazer a vontade de viver novamente para uma pessoa é incalculável.

          Curtir

      • Thiago disse:

        Concordo José. Assim, só sobrevive as clínicas que atende 20 paciente por hora para cada fisio.

        Curtir

      • Sergio Ribeiro disse:

        Se os planos de saúde não pagassem esmolas pelos atendimentos talvez as clínicas pudessem pagar esse piso.

        Curtir

      • Jeane Martins disse:

        Acho que os fisioterapeutas deveriam comemorar e se organizar para terem mais. Se a clinica não tiver condições de pagar, se reestruture, cobre mais. Os médicos cobram muitíssimo mais, muitas vezes para realizar o mesmo procedimento.

        Curtir

      • Renata Tonasso disse:

        Com certeza!!!!

        Curtir

    • DR VAL disse:

      TEMOS QUE DIVULGAR ESSSE SALÁRIO PARA POLITICOS ELEITOS E QUE VÃO PLEITEAR CARGOS PÚBLICOS PARA QUE SE COMPROMETAM COM ISTO E AI SIM DAR NOSSO APOIO

      Curtir

  111. neuzeli frati disse:

    gostaria que realmente esse sonho se tornasse realidade

    Curtir

Deixe um comentário