6 diferenças entre osteoartrite e artrite reumatóide

Existem várias formas de artrite, sendo artrite psoriática, artrite reumatóide, gota e osteoartrite. Duas dessas formas, a osteoartrite (OA) e a artrite reumatóide (AR) muitas vezes são confundidas entre os pacientes.

Mas como elas diferem? Olhamos para 6 maneiras principais de OA e AR diferentes, incluindo suas causas, sintomas e tratamento. Seguem elas:

1- OA é uma doença degenerativa que se desenvolve pelo desgaste excessivo da cartilagem entre as articulações. Devido a isso, ocorre com frequência em pessoas com sobrepeso. AR é uma doença auto-imune, ou seja, causada pelo próprio sistema imunológico do paciente atacando seu corpo saudável. A AR pode atingir qualquer articulação, independente de quanto essa articulação é sobrecarregada.

2- AR causa inchaço ao redor da articulação; provoca rigidez que piora com o repouso, podendo durar em média 30 minutos; provoca cansaço e sensação geral de doença. OA causa rigidez articular que dura menos de 30 minutos após o repouso e, embora haja dor na articulação afetada, não há inchaço ou vermelhidão. Os sintomas da OA ficam restritos à articulação acometida, e não no estado geral do paciente, como na AR.

3- OA é geralmente tratada com prescrição de anti-inflamatórios analgésicos, e em casos graves, com analgésicos narcóticos também. Também podem ser utilizadas injeções de ácido hialurônico diretamente na articulação afetada. Pacientes com AR também tomam anti-inflamatórios com analgésicos, mas também são tratados com medicamentos para o sistema imunológico, incluindo esteróides, quimioterapia, drogas modificadoras da doença anti-reumática e medicamentos biológicos.

4- Por ser uma doença auto-imune, a AR pode não apenas afetar a articulação do paciente, mas também seus órgãos. Isso pelo fato da articulação acometida nem sempre estar em sobrecarga, a AR tende a afetar o corpo simetricamente, muitas vezes atingindo articulações próximas ou bilaterais ao mesmo tempo. Já a OA afeta APENAS as articulações, começando tipicamente em um parte do corpo conde haja sobrecarga articular e alastrando para outras articulações com sobrecarga após a primeira.

5- A OA tende a aparecer em pessoas mais velhas e/ou com sobrepeso, devido justamente ao desgaste na cartilagem, porém, pessoas que praticam atividade física excessivamente não estão imunes à OA também. Já a AR pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade. É mais comum em mulheres, sendo os seus sintomas, agravados também nas mulheres.

6- A OA avança no decorrer de anos uma vez instalada; a AR avança em semanas ou meses, uma vez que lidamos com o sistema auto-imune.

Uma vez detectada OA ou AR, não deixe de realizar tratamento. As pesquisas nessas áreas são muito desenvolvidas, e certamente o seu médico prescreverá o melhor medicamento para o seu caso. Não deixe de procurar um fisioterapeuta e iniciar um programa específico de atividade física, pois o exercício físico regenera as cartilagens e articulações, melhorando o quadro motor. Além disso, a hidroterapia e a hidroginástica são excelentes métodos para um trabalho articular sem sobrecarga e impacto.

About these ads
Esse post foi publicado em Atividade Física, Curiosidades, Entendendo o Corpo, Qualidade de Vida, Reabilitação, Terceira Idade e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para 6 diferenças entre osteoartrite e artrite reumatóide

  1. valeska disse:

    Muito esclarecedor. Obrigado!

  2. Ligiane Ferreira disse:

    Obrigada pelo texto!!! É muito difícil encontrar informações claras como essas sobre a osteoartrite. Parabéns!

  3. Ines Farias Gomes disse:

    Agradeço, pelas informações, espero que irão ajudar muitas pessoas no sentido de se prevenir,tratar e até mesmo se livrar destas doenças que provocam tantas dores.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s