Acupuntura – quem pode aplicar?

CNS faz recomendação sobre exercício da prática

O Ministério da Saúde divulgou nota esta semana sobre a recomendação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), na qual alerta aos gestores e prestadores de serviços de saúde que observem o caráter multiprofissional em todos os níveis de assistência na implementação de políticas ou programas de saúde referentes às práticas integrativas e complementares, como a acupuntura. “Na prática, não apenas médicos podem exercer a acupuntura. A contratação de forma multiprofissional é preconizada pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde”, lembra o conselheiro nacional de saúde Wilen Heil e Silva, também do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito).

Para zelar pelo direito do usuário da saúde de acesso aos serviços envolvendo práticas integrativas e complementares, o CNS também recomendou aos conselhos estaduais e municipais de saúde que tomem as providências cabíveis para fazer valer a política nacional.

Vale lembrar que no final de março o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) acatou uma ação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, limitando o exercício da acupuntura a apenas médicos, veterinários e odontólogos, dentro de suas áreas de atuação. Os Conselhos das demais profissões da saúde que utilizam a prática da acupuntura entraram com recursos questionando a decisão.

Por outro lado, a assessoria de imprensa do TRF afirma que continua a valer a Portaria 971, de 2006 – que aprova a adoção da atividade de acupuntura pelo Sistema Único de Saúde (SUS) seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que, por sua vez, considera a medicina tradicional chinesa de caráter multiprofissional. 

Segundo o CNS, a utilização da acupuntura no Brasil, nos últimos 26 anos, enquanto recurso terapêutico, além de seguir a legislação sanitária, é regulamentada e fiscalizada pelos conselhos profissionais (autarquias federais). Esses conselhos reconhecem a prática e a respectiva especialização profissional, nas quais são estabelecidos, por meio de resoluções específicas, critérios para garantir à população um tratamento ético e responsável. Com isso, esta prática está respaldada com segurança e eficácia. Ao recomendar que essas informações sejam amplamente divulgadas, também com o apoio das secretarias de saúde estaduais e municipais, o CNS pretende informar corretamente a população sobre o caráter multiprofissional da acupuntura e assim ampliar o acesso da população a esta prática.

Fonte: Crefito-3

Anúncios
Esse post foi publicado em Curiosidades, Políticas Públicas, Qualidade de Vida e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Acupuntura – quem pode aplicar?

  1. silver price disse:

    Nesta semana, o Conselho Nacional de Saúde recomendou aos gestores e prestadores de serviços de saúde que observem o caráter multiprofissional em todos os níveis de assistência na implementação de políticas ou programas de saúde referentes às práticas integrativas e complementares, como a acupuntura. “Na prática, não apenas médicos podem exercer a acupuntura. A contratação de forma multiprofissional é preconizada pela Politica Nacional de Praticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde”, lembra o conselheiro nacional de saúde Wilen Heil e Silva, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

    Curtir

  2. Panama disse:

    Os resultados de muitos estudos clínicos e experimentais acerca da especificidade de pontos de acupuntura são contraditórios.Esta revisão tem como objetivo investigar se uma diferença da eficácia entre a acupuntura comum existe em pontos de acupuntura específicos e sham ou em pontos de acupuntura irrelevantes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s