Uso da calêndula em feridas

A Calêndula Officinales, conhecida popularmente como “malmequer” e “maravilhas dos jardins” Suas partes utilizadas são a flor, o caule e as folhas.

Pertencente à mesma família das margaridas – Asteraceae Compositae -, a calêndula (Calendula officinalis) é originária da Europa meridional e se relaciona intimamente com o sol. Curiosamente, essa florzinha abre suas pétalas assim que o sol nasce e as fecha na hora em que ele se vai. Aliás, seu nome é derivado de uma palavra latina – Calendae – que significa “primeiro dia de cada mês”, de onde se derivou também a palavra calendário (que é baseado no ciclo solar).

No Brasil, a calêndula adaptou-se facilmente, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Hoje, ela é cultivada tanto para fins ornamentais como para a fabricação de medicamentos e cosméticos. A flor, de coloração amarela alaranjada, caracteriza-se pelo inegável perfume e as folhas são macias e aveludadas.

Possuem ação cicatrizante, anti-séptica, sudorífera, analgésica, anti-inflamatória, anti-viral, antiemética, vasodilatadora e tonificante da pele, desinfetante, cicatrizante (favorece a formação do tecido de granulação), adstringente, desintoxicante, hemostático. . Não há referências a efeitos tóxicos.

É usada como pomada e tintura feitas com folhas e flores. A tintura, diluída em água filtrada, pode ser aplicada diretamente em certos ferimentos, ou em compressas de gazes, por via oral em tintura ou em dinamizações homeopáticas.

Indicações da calêndula: 

  •  Lesões Cutâneas;
  • Contusões,
  • Queimaduras leves ( ex de sol)
  • Micoses ( pé de atleta) 

*Atenção, nunca aplique uma pomada à base de calêndula sobre uma ferida aberta que estiver sangrando!

Fonte: “Enfermagem: curativos e feridas”

Esse post foi publicado em Curiosidades, Qualidade de Vida e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Uso da calêndula em feridas

  1. otavio soares disse:

    estou com uma ferida que nao cicatriza na perna, e, quero saber como faço um curativo com a flor e folhagem da calendura pra ter exito na cura,e cicatrizaçao, digo, a maneira como e que faço, passo a passo. Se puder me enviar a resposta no meu email, agradeço. otavio1949@live.com

    Curtir

  2. gold account disse:

    Oi, Debhora, eu não tenho formação para aconselhar em casos especiais como o seu; o ideal seria você , ao receber o livro, procurar um(a) nutricionista que possa ajudar a equilibrar o seu cardápio. Até porque é frequente haver candidíase na gravidez, e você pode fazer muito esforço sem resultados.Mas vou dar meus pitacos. Dieta suave, não radical. Banho de assento quente não acho bom, você pode apenas lavar com o chá de cravo morninho e passar o óleo de coco na vulva, na vagina, no períneo e no ânus. Tomar o óleo de coco em jejum e ao deitar é ótimo. Os lactobacilos, ingerir um tempinho antes do almoço para caírem em estômago vazio – longe do óleo de coco, que é microbicida, portanto neutraliza os lactobas também. Beber bastante água, como você já sabe.Só de evitar açúcar, laticínios e produtos de padaria já se melhora um montão. Comendo bem os vegetais e as folhas, então, maravilha! Um abraço e tudo de bom!PS – Seu pedido já chegou, vai demorar um pouco mais por causa do feriado.

    Curtir

  3. gold account disse:

    Seus poderes são conhecidos há muitos anos: é um anti-séptico e cicatrizante de primeira ordem, principalmente evitando infecções em ferimentos e escoriações. Conta-se que na guerra civil americana, os médicos que atuavam nos campos de batalha utilizavam as flores e as folhas da calêndula para tratar os ferimentos dos soldados. Anos mais tarde, a ciência comprovou os efeitos que aqueles médicos conheceram na prática. Aqui no Brasil, inclusive, seu uso como fitoterápico é aprovado pelo Ministério da Saúde.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s