Mesa-tenista brasileiro ganha documentário com animação japonesa

O mesa-tenista brasileiro Cláudio Kano, morto em 1996, aos 30 anos, após um acidente de moto, um dia antes de embarcar para a Olimpíada de Atlanta, vai ter sua história contada em um documentário para TV.

Em virtude de sua ascendência, alguns momentos da vida do atleta foram reconstituídos por meio de animação baseada no Hokusai (estilo de desenho japonês clássico).

O filme chamado “Brilho Imenso, a História de Claudio Kano” estreia nesta sexta-feira, às 18h, na ESPN Brasil. A produção do documentário é da Paranoid Filmes e faz parte do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que conta com outros dez filmes olímpicos que utilizaram mais de R$ 2 milhões em recursos de incentivo e patrocínio.

“Como nunca foi feito um documentário para o tênis de mesa no Brasil, vou aproveitar para homenagear todo o esporte com entrevistas de diversas gerações de atletas, desde a década 60”, disse o diretor Denis Kamioka, conhecido como Cisma.

Grande parceiro do início de carreira de Hugo Hoyama e dono de 12 medalhas pan-americanas, Kano esteve nos Jogos de Seul-88 e Barcelona-92.

A ideia do filme é, por meio da homenagem e registro da memória do mesa-tenista, buscar a relação do esporte com a imigração japonesa no Brasil. O pai do Kano, por exemplo, canta uma música em japonês, em um karaokê, para falar da relação entre eles.

Outra história contada no filme é a de quando Kano fraturou a perna e iria ficar sem treinar. Assim, o treino passou a ser especificamente de saque, sem se mexer, durante 30 dias. Como não há registros em vídeo desse episódio, a solução do diretor foi recorrer à animação com cara de mangá para mostrar esse momento.

“Devido à péssima qualidade dos arquivos de época, resolvemos gerar muito material original, filmando atletas com uma câmera que faz ‘super slow motion’, congelando o movimento da bola no ar e fazendo a reconstituição de fatos marcantes da vida do Kano em anime (animação japonesa)”, explica Cisma, que jogou tênis de mesa quando adolescente.

Fonte: Folha de São Paulo

Anúncios
Esse post foi publicado em Curiosidades e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s