Por que algumas pessoas desenham bem e outras não?

Esta pergunta é bem antiga e a ciência busca a resposta com pesquisas em diversas áreas. É indiscutível o fato de algumas pessoas serem bem melhores ao ilustrar a realidade, seja objetos, gente ou paisagens, de forma muito mais precisa que outras. Recentemente, Rebecca Chamberlain, psicóloga da University College London, conduziu um estudo que conseguiu um avanço notável e enumerou os fatores mais determinantes para ser um bom desenhista, ou não.

Em linhas gerais, tudo depende de: como alguém percebe a realidade; quanto de informação visual consegue memorizar entre um momento e outro; e, finalmente, quais as características escolhe colocar no papel. Nossa percepção do mundo, em termos de proporção, formas e cores pode ser muitas vezes distorcida e isso contribui para um desenho ruim. Mas isso não significa que seu cérebro esteja funcionando mal, a mente tem muitos artifícios para que as funções mais básicas, como percepção de distância e velocidade de um objeto, além do contraste entre as cores, funcionem bem. A memorização de informação visual também é de extrema importância para uma boa ilustração, é a memória que, obviamente, determina a quantidade de detalhes disponíveis em sua mente. O terceiro fator é a escolha dos traços e aspectos. É crucial escolher as características mais marcantes de um objeto para desenhá-lo bem. Na maioria das vezes, os melhores desenhos são simples e isso ocorre porque o desenhista consegue eleger os traços e os detalhes principais.

A boa notícia é que, mesmo se você só consegue desenhar “bonequinhos de palito”, pode treinar para se sair bem melhor. Segundo os cientistas, há poucas habilidades humanas que não podem ser adquiridas com treino. Não sei se compartilho o mesmo ponto de vista, já que acredito no talento natural para várias atividades, incluindo o desenho realista e a pintura como arte. Mas é confortante a ideia da possibilidade de aprender a fazer o que quiser.

Bons desenhos!

Esse post foi publicado em Curiosidades, Entendendo o Corpo, Neurociência e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Por que algumas pessoas desenham bem e outras não?

  1. maria disse:

    é muito interessante,sou apaixonada pelo desenho desde os 6 anos,descubri que tinha um grande talento,e pensei:vou lutar pelos meus sonhos,vai que um dia eles se tornem realidade,então foi ai que comecei a desenhar muito,desde esses dias que comecei a desenhar minha avó sempre dizia e ainda diz você desenha muito bem,foi ai que peguei gosto mesmo pelo desenho.

    Curtir

  2. alacleiton claidson disse:

    sou atodidata,ja nasci com dom!!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s