A osteopatia no tratamento de cicatrizes

Quando a pele é danificada, o corpo tende naturalmente a curar-se. Como o corpo não consegue repor exatamente a pele ou tecido, junta fibras que, não sendo tão funcionais como as originais, formam uma barreira de proteção no local que foi danificado. Estando sarada, essa barreira de proteção é chamada de “cicatriz”.

antes

depois

 As cicatrizes provocam tensões e aderências, alterando a forma como o corpo funciona e, por consequência, têm importância na sua saúde em geral.

Assim, importa investigar a importância da Osteopatia no tratamento de cicatrizes (de origem traumática ou cirúrgica) para eliminar ou diminuir as consequências nefastas da sua presença no organismo.

Daqui decorrem várias questões:

– Qual é a influência das cicatrizes na saúde?

– É lógico tratar cicatrizes no âmbito da Osteopatia?

– Qual será a melhor forma de tratar cicatrizes?

– O tratamento é doloroso?

– O resultado do tratamento é positivo?

– O efeito mantém-se ou é apenas temporário?

A Osteopatia salienta a importância da ligação entre as estruturas do corpo humano e as suas funções. O trabalho do Osteopata concentra-se no sistema músculo-esquelético, pois este totaliza 60% do corpo humano e qualquer disfunção pode ter reflexos nos músculos, tecidos moles e órgãos. O Osteopata considera cada pessoa como um todo e identifica, através do toque e de testes, os problemas de cada paciente.

A arte da Osteopatia consiste em definir a presença de disfunção somática. A disfunção somática é definida como sendo qualquer comprometimento ou alteração na estrutura corporal (sistema somático), isto é, estruturas esqueléticas, articulares, miofasciais e elementos vasculares, linfáticos e nervosos associados.

Utilizando técnicas manuais de tecido mole e manipulativas (técnicas osteopáticas), o Osteopata procura criar integridade, promover liberdade e coordenação de movimento, aumentar o fluxo sanguíneo e drenar toxinas de forma a induzir o processo de cura do corpo.

A presença de cicatrizes pode alterar o correto funcionamento do corpo humano, influenciando assim o seu estado de saúde.

Por isso, o estudo realizado procura responder a essas perguntas e relaciona a arte Osteopática com o tratamento de cicatrizes.

PDF do trabalho realizado pelo Dr. Filipe Gonçalves: Cicatrizes e Osteopatia

O Dr. Filipe Gonçalves nos deu o prazer de sua colaboração aqui no blog, com um tema tão interessante e um tratamento eficaz para situações em que muitos dos nossos pacientes estão sujeitos a apresentar. Ele atualmente vive e trabalha em Porto – Portugal, e você pode achá-lo no facebook.

Anúncios
Esse post foi publicado em Acessibilidade, Reabilitação e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s