Consumo de bebidas energéticas pode melhorar o desempenho do miocárdio

As bebidas energéticas contêm cafeína e taurina. A cafeína faz com que a pressão arterial aumente, enquanto que estudos realizados com a taurina sugerem que a substância tem a capacidade de estimular a liberação de cálcio do retículo sarcoplasmático, fazendo com que o coração tenha mais força de bombeamento.

Um estudo realizado na Universidade de Siena avaliou 35 indivíduos após a ingestão de bebidas energéticas por meio de ecocardiograma com Doppler e obteve resultados significativos ao considerarem a função cardíaca sob efeito da taurina.

As estatísticas dos dados apontam que houve melhora na função ventricular e na fração de ejeção, além de aumento significativo na pressão arterial diastólica, mas insignificativo na frequência cardíaca e na pressão arterial sistólica.

bebidas energéticas

Em conjunto, os resultados demonstram que as bebidas energéticas aumentam as contrações dos ventrículos, tanto do lado direito quanto do lado esquerdo, proporcionando assim, um efeito positivo sobre a função do miocárdio, podendo ser explicado pelo efeito ionotrópico causado pela taurina que, como se demonstrou anteriormente, aumenta a liberação de cálcio do retículo sarcoplasmático.

O estudo ressalta que foi realizado em jovens saudáveis e em repouso, e sugere que sejam feitas outras análises durante a realização de atividades físicas, para saberem como essas funções cardíacas irão reagir sob alta demanda.

Fonte: Science Daily

Veja também:

antidepressivos

Verdades e mitos sobre os antidepressivos

 

 

prozac

Substância do Prozac é um potente agente anti-viral

Anúncios
Esse post foi publicado em Atividade Física, Curiosidades, Entendendo o Corpo e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Consumo de bebidas energéticas pode melhorar o desempenho do miocárdio

  1. Pingback: Verdades e mitos sobre os antidepressivos | Reabilitação, Tecnologia em Ciência e Qualidade de Vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s