Por que os alimentos gelados provocam dores de cabeça?

Certamente já aconteceu com você, ao tomar um sorvete bem gelado ou refrigerante, o cérebro imediatamente  sentir a reação e então doer a cabeça de forma latejante, né?

cérebro congelado

Isso acontece porque quando o deleite congelado entra em contato com o céu da boca,  ele aciona os nervos que alertam o cérebro sobre a mudança de temperatura. Em resposta, a artéria cerebral dilata e aumenta o fluxo sanguíneo do lobo frontal do cérebro para ajudar a mantê-lo aquecido e protegido.

Os pesquisadores acreditam que o fluxo de sangue adicional para o lobo frontal aumenta a pressão no crânio, cujo processo subsequente dos receptores do cérebro interpretam como dor. Isso poderia explicar por que o lobo frontal é a área do cérebro que se sente “congelada” após ingerirmos alimentos muito gelados.

Segue abaixo 3 dicas para diminuir e evitar essas sensações:

1) Enrole sua língua no sentido do palato macio, quase perto da garganta. O contato da ponta da língua nessa superfície ajudará a manter a temperatura alta da região, aumentando a temperatura dos nervos do palato, bem como diminuindo a sensação de mudança de calor pra frio.

2) Coma ou beba devagar. Os pesquisadores afirmam que se você ingerir o alimento ou bebida lentamente, aquecerá o palato e as estruturas adjacentes de forma lenta e progressiva, tornando quase ausente a sensação de congelamento do cérebro. Ingerir rapidamente, dilata a artéria cerebral, como mencionamos acima.

3) Aqueça suas mão e coloque perto da boca, respirando fundo e soltando o ar, para que ele possa ser aquecido e esquentar sua cuca!

Esse post foi publicado em Curiosidades, Entendendo o Corpo, Neurociência e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s