Exercícios para crianças

Hoje em dia, nossas crianças estão cada vez mais sedentárias e até mesmo preguiçosas por conta do novo estilo de vida: geração Internet.

Não há mais segurança para brincar nas ruas, e as crianças são incentivadas e jogar vídeo-games e/ou brincar com tablets e computadores.

As consequências já são apontadas em diversas pesquisas científicas, como atraso no desenvolvimento motor, problemas de coordenação de movimentos, obesidade infantil e fraqueza muscular.

Por isso, abaixo estão algumas fotos de posições que toda criança deveria explorar para melhorar as capacidades físicas, flexibilidade, coordenação motora e consciência corporal.

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child5 Exercícios de equilíbrio:

  • Estimule o equilíbrio em uma perna só.
  • Brinque de estátua ou faça competições contando o tempo máximo na posição.
  • Isso estimulará o fortalecimento muscular dos membros inferiores, melhorará o equilíbrio e a concentração.
  • Alterne pernas.

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Exercícios de alongamento para os membros inferiores:

  • Tente tocar a ponta dos pés com as mãos sem dobrar os joelhos.
  • Seguindo o exemplo da foto, é possível incrementar o movimento estimulando a criança a tocar a ponta dos pés da criança à sua frente.
  • Faça competições contando quem consegue ficar mais tempo na mesma posição.
  • Trace alvos no chão, como fita crepe ou fita métrica, mostrando a evolução semanal.

Os exercícios de alongamento de membro inferior proporcionam flexibilidade nas pernas, coluna e ligamentos. O músculo alongado permite que o sangue passe com maior fluência, provendo oxigênio e nutrientes para todas as estruturas da região que está sendo estimulada.

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child8 Exercícios de controle  dos quadris e coluna:

Esta postura é bem intuitiva, e muitas crianças realizam de forma lúdica.

Você pode criar variações como dobrar os joelhos ou mover as pernas em tesoura.

 

As estruturas envolvidas para essa postura envolvem toda a coluna vertebral, quadris e membros superiores para estabilizar o corpo.

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child7 Alongamento dos joelhos e  sensibilidade dos pés:

  • Esta postura também é bem explorada na infância, e pode ser utilizada como base para realização de atividades com os braços e mãos.
  • Os músculos da coxa e estruturas do joelhos são alongados enquanto a sensibilidade nos pés aumenta dependendo da posição adotada (veja as figuras ao lado).

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Postura de relaxamento:

Esta postura relaxa todos os músculos das costas pescoço.

As variações podem ser com a testa sobre as mãos, com os braços esticados à frente do corpo ou com as mãos entrelaçadas nas costas.

 

Para todas as dicas acima, o mais importante é ter em mente as posturas de base, e então usar a criatividade para variações de movimento e estímulo do aparelho locomotor.

 

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