Melhorando sua capacidade respiratória

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yoga

  1. Faça uma inspiração nasal bem longa;
  2. Inspire expandindo a parte abdominal;
  3. Ainda na mesma inspiração, expanda as costelas;
  4. Finalize o ciclo respiratório expandindo a região torácica.

Agora, expire também pelo nariz, executando a ordem reversa:

  • Expire primeiro esvaziando o tórax, então as costelas, e finalmente a região abdominal.

Inspire e expire pelas narinas, mas durante a expiração, use a sua garganta para produzir o som da letra “e” de forma suave e longa.

  • Aumente o tempo da inspiração e expiração de acordo com as repetições, mas lembre-se de inspirar e expirar pelo mesmo tempo.

Por exemplo:

Ciclo 1:                              Ciclo 2:

  • Inspire em 4”                  Inspire em 5”
  • Expire em 4”                   Expire em 5”

 

 

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Agora você pode variar a sua técnica:

Quando você já tiver praticado a respiração anterior várias vezes, você pode variar a forma de inspirar e expirar, como por exemplo:

  • Use o seu polegar direito para obstruir a narina direita. Então inspire utilizando a narina esquerda;
  • Quando finalizar a inspiração, troque as narinas, utilizando seu polegar esquerdo para obstruir a narina esquerda, e então expire utilizando a narina direita.
  • Agora, você realiza um novo ciclo respiratório, inspirando pela narina direita e expirando pela narina esquerda.

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Próximo exercício respiratório:

  • Enrole a sua língua formando um tubo.
  • Inspire e expire pela boca, mobilizando o ar pelo tubo.
  • Quando finalizar a inspiração, segure o ar nos pulmões por 5” e então expire.

Você pode aumentar o tempo de retenção de ar de acordo com as repetições.

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Realize estes exercícios diariamente, e desafie-se a aumentar os tempo de inspiração, expiração e retenção de ar. Em algumas semanas você verá os resultados positivos em termos de fadiga e cansaço físico apenas porque você está reeducando sua respiração.

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2 respostas para Melhorando sua capacidade respiratória

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