A melhor posição para dormir

Poucos hábitos são tão eficientes para melhorar a saúde e a qualidade de vida quanto o de dormir

O sono fortalece a memória, ajuda a controlar a hipertensão e o diabetes, diminui riscos de doenças cardiovasculares, previne a obesidade e a depressão.

Para conseguir todos esses benefícios, é necessário ter uma noite bem dormida. Um dos fatores que pode prejudicar todos esses benefícios é a posição em que nos deitamos. Para descansar e relaxar a musculatura, é fundamental o suporte adequado para não torcer ou tensionar as articulações. Ao dormir em uma posição inadequada, a pessoa pode acordar com dores no corpo, região cervical, além da sensação de sono não reparador.

Dormir de lado

Essa é considerada a melhor posição para dormir por manter a coluna alinhada. Além disso, é uma posição a qual facilita a circulação, fazendo com que o corpo funcione normalmente durante o período em que se dorme.

Alguns ajustes são necessários para melhorar a posição de lado:

Travesseiro: o ideal é que ele preencha o espaço correspondente a altura do ombro para a cabeça não ficar inclinada. Colocar um travesseiro entre os joelhos também é indicado para evitar que um joelho bata no outro e assim eles fiquem alinhados com o tronco. Pode-se utilizar um terceiro travesseiro para abraçar.

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Braços: evitar de colocá-los para cima. Dormir com o braço esticado acima da cabeça pode causar dor nos ombros e aumentar as chances de desenvolver bursite ou tendinite.

Dormir de barriga para cima

Essa é a posição que mais favorece a ocorrência de problemas respiratórios durante o sono como ronco e apneia (falta de ar).

Devido ao relaxamento da musculatura, a língua desliza em direção a garganta e impede a passagem de ar. Vale lembrar que os distúrbios do sono possuem diversas causas, dentre elas a obesidade, o uso de bebidas alcoólicas e queixo pequeno ou voltado para trás.

Como melhorar a posição de barriga para cima?

Uma das formas de garantir que você durma melhor de barriga para cima é com o travesseiro.

Ao contrário da posição de lado, em que ele fica mais alto, ao deitar-se virado para cima ele deve ser fino para não tensionar a musculatura cervical. Uma forma de garantir um relaxamento das pernas é colocar um travesseiro embaixo dos joelhos, o que permite que eles fiquem menos entendidos, relaxando os músculos da lombar e das coxas.

Já os braços, ao deitar-se de barriga para cima, devem ficar ao longo do corpo ou com as mãos repousadas levemente sobre o abdome.

Dormir de bruços

Dormir de bruços é a pior posição para se iniciar o sono. Os problemas mais comuns são cervicalgia devido a torção ou hiperextensão do pescoço, dor nos ombros e nas costas.

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O ser humano muda de posição cerca de 18 vezes por noite.

Só é possível controlar a posição antes de adormecer. Após iniciar o sono, o nosso corpo tende a se mexer para não prejudicar a circulação e o conforto. No entanto, se você se mexe demais ao longo da noite pode ser indicativo de outros problemas de sono como a síndrome de pernas inquietas ou apneia do sono. Quem tem o sono muito agitado precisa investigar as causas.

 

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