3 aplicativos que podem fazer parte da reabilitação pós AVC

A empresa BinaryLabs conhecida pelo aplicativo Dexteria possui na loja da Apple Store um pacote com 3 aplicativos que prometem ajudar a pessoa que está se recuperando após o AVC.

  • Dexteria VMI – Assess and Practice Visual-Motor Integration Skills

O aplicativo mais recente do pacote é o Dexteria VMI – Assess and Practice Visual-Motor Integration Skills (tradução livre: Avaliação e Prática das habilidades de integração visuo-motora). O aplicativo foi pensado para o desenvolvimento e integração de habilidades básicas para escrita, como coordenação motora fina e habilidades de percepção visual.

Segundo descrição dos desenvolvedores, esse premiado (!!) aplicativo fornece práticas e a oportunidade de melhoria de competências de integração visuo-motora ajudando, inclusive na escrita, e nos pequenos usuários dando suporte para o sucesso na escola.

Os terapeutas, professores e outros profissionais podem usar o aplicativo também para a avaliação do paciente/aluno. As habilidades abordadas incluem: figura-fundo, discriminação visual, cópia, coordenação motora fina, percepção visual e integração visuo-motora.

O aplicativo inclui duas atividades. A primeira requer que o usuário recrie os objetos apresentados posicionando as formas uma sobre as outras. O objeto em questão é uma sobreposição de formas geométricas. Já a segunda atividade, lança o desafio de identificar dentre algumas opções as formas e objetos correspondentes no campo de destaque. Para entender melhor a proposta, olha o vídeo abaixo:

 

  • Dexteria Dots 2 – Fine Motor Skills and Math Concepts

O aplicativo Dexteria Dots 2 – Fine Motor Skills and Math Concepts (tradução livre: Dexteria Dos 2: Habilidades Motoras Finas e Conceitos Matemáticos) aborda habilidades relacionadas ao acompanhamento e rastreamento visual enquanto trabalha a coordenação motora fina e alguns conceitos matemáticos.

Os desafios são basicamente dois: combinar elementos para fazer bolas com o mesmo valor ou comparar os elementos apresentados. Para isso, o jogador deve combinar os elementos, unindo-os ou divindo-os de acordo com o valor ou cor. Além de trabalhar os conceitos matemáticos (maior, menor, igual, soma, subtração, divisão), a resolução de problemas é um aspecto forte nesse jogo. Confira o vídeo abaixo e entenda melhor:

Dexteria – Fine Motor Skill Development

Dexteria foi o primeiro da série e abrange três áreas de habilidades motoras finas: tocar, beliscar e escrita. O aplicativo é projetado para permitir o desenvolvimento de habilidades motoras pelo sujeito e a avaliação progressiva das competências motoras pelo terapeuta. Como é um aplicativo que já mostramos por aqui, você pode clicar neste link para ler mais e assistir o vídeo que mostra como o app funciona =)

Como os aplicativos em questão foram desenvolvidos com apoio de terapeutas ocupacionais e profissionais capacitados, o pacote com esses 3 aplicativos é sugerido na Apple Store como ferramentas para profissionais que trabalham com a Reabilitação de pessoas pós AVC, uma vez que podem estimular habilidades motoras e cognitivas comprometidas após o acidente vascular cerebral.

 

Esse post foi publicado em Acessibilidade, Curiosidades, Neurociência, Próteses e Órteses, Qualidade de Vida, Reabilitação, Tecnologia, Terceira Idade e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s