Benefícios do Pilates para Bailarinos

Texto por Paola Moreno Higa

unnamed-2Bailarina e Instrutoraunnamed-3
Graduada em Dança pela Unicamp
Certificada pelo CGPA Pilates
Sócia-Proprietária e Idealizadora da empresa Dance & Pilates Studio

 

 

A dança é uma arte visual que representa expressão, fluidez, ritmo e velocidade, exigindo controle físico e emocional em equilíbrio constantes. Encontrar um caminho que te leve a esse lugar é uma busca incessante e individual, que cada bailarino deve buscar em suas rotinas árduas de ensaios, aulas e apresentações.

unnamedSabemos que a técnica da dança foi transmitida ao longo dos anos com pouco estudo anatômico e, apesar de funcionar por gerações, atualmente com o avanço da ciência não podemos deixar de usá-la a nosso favor, promovendo vida longa a carreira dos bailarinos e permitindo que se movimentem de modo mais eficiente e seguro.

Como educadora acredito que seja necessário revisitarmos a técnica de um ponto de vista científico e consciente, dando ferramentas e autonomia para que cada aluno encontre a sua dança, compreendendo as possibilidades do seu próprio corpo. Além disso devemos instruir nossos alunos para que busquem outros trabalhos complementares além das aulas de técnica.

Neste cenário, a prática do Pilates pode ser uma excelente alternativa. O Pilates é um método único de condicionamento corporal que trabalha o fortalecimento muscular aliado ao alongamento. É um programa de exercícios fundamentados e criados por Joseph Pilates, alemão nascido em 1883 que, usou sua experiência nas mais diversas áreas do movimento ao longo de décadas para a idealização do método.

unnamed-4

Foto Marcelo Machado

unnamedOs princípios do Pilates têm como objetivo atingir o máximo de condicionamento mente-corpo de um indivíduo, com a premissa de que a consciência leva ao movimento, partindo de “dentro para fora”. Muitas pessoas não sabem, mas, por ser uma técnica de baixo impacto, a prática do Pilates como conhecemos hoje sempre foi muito procurada por bailarinos desde a década de 20. Os bailarinos foram um dos primeiros a se beneficiarem do método buscando reeducação postural, prevenção de lesões e aprimoramento técnico.

O Pilates e a Dança se comunicam intimamente em suas bases. Os princípios do Pilates são elementos fundamentais para um bom desempenho na Dança. São eles:

Respiração – A respiração pode facilitar e otimizar um movimento aumentando sua

unnamed-2

Foto Marcelo Machado

amplitude. Compreender que a contração abdominal se dá a partir da respiração ajudará a reduzir a tensão e melhorar a força do core.

Centro de força – O bailarino deve entender que todo movimento deve ser iniciado do centro para as extremidades, sempre integrados com a respiração profunda diafragmática. Uma base estável proporcionará estabilidade da coluna vertebral, protegendo-a de possíveis lesões. Com um centro forte e ao mesmo tempo flexível, o bailarino poderá alcançar movimentos mais desafiadores.

Controle e precisão – Movimentos exatos, feitos com qualidade e sem tensão muscular e automaticidade de execução. Muitas vezes isso representa ter que passar por um processo de reeducação do movimento. Passos apreendidos somente através da cópia geralmente nos levam ao fim da dança, não vemos energia fluindo, sentido de serem realizados ou entendimento de corpo. Acredito no poder das representações imagéticas e toques para corrigir tais padrões de movimento.

Fluidez – Poucas repetições executadas com qualidade de movimentos fluídos e contínuos também contribuirão para uma prevenção de lesões e economia de energia.

Concentração – Estar presente e inteiro em cada movimento, levando sua consciência para os grupos musculares que estão sendo requisitados. Para o bailarino é um dos princípios mais importantes para que ele evolua. Estar concentrado nesse autoconhecimento diário: “Como está o meu corpo hoje?” e reexperimentar um movimento com a visão daquele dia, entendendo que não se pode “dançar com o corpo de ontem” o levará a uma melhor performance.

Devemos entender que os exercícios clássicos do método já beneficiam amplamente os

Screen Shot 2017-05-08 at 9.37.34 AM

Foto Marcelo Machado

bailarinos. No entanto, com profissionais especializados e que entendam as necessidades individuais de cada bailarino podemos ir além. Ao utilizarmos da genialidade dos princípios e equipamentos criados por Joseph Pilates para revisitarmos os movimentos de dança poderemos contribuir ainda mais para essa longa, difícil e linda jornada dos bailarinos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Atividade Física, Entendendo o Corpo, Qualidade de Vida e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s