Cozinha prática para idosos e deficientes físicos

Refletindo sobre a lógica de que cozinhar é um hábito, mas que para o pessoal da terceira idade e para os deficientes físicos essa pode ser uma tarefa bem difícil, o designer alemão Dirk Biotto desenvolveu uma cozinha adaptada às necessidades dessa população, facilitando muito a tarefa de cozinhar. Dê uma olhada!

Intitulada ChopChop, a moderna cozinha possui pernas ajustáveis para diferentes alturas, assim como a disposição dos utensílios. Sendo assim, tanto um deficiente na cadeira de rodas como um idoso com limitações de movimento podem ter acesso aos utensílios, manipular objetos e utilizar a pia.

Na pia, uma mangueira extensível permite utilizar a água em distâncias maiores, e uma rampinha facilita o deslize se for preciso encher uma panela direto da torneira.

Há também um torno perto da torneira para facilitar a abertura de potes de vidros, latas e garrafas. Ao desenvolver o torno, o designer alemão pensou nos deficientes amputados que não têm a possibilidade de usar os 2 membros para atividades rotineiras.

Para as pessoas com dificuldades em segurar o alimento e cortá-lo ao mesmo tempo, há um aparelho que mantém os legumes, frutas ou verduras firmes e estáveis para que possam ser cortados, além de um ralador de queijos ou outros alimentos preso com parafusos de aço na bancada, facilitando a manipulação apenas com uma mão.

O projeto da cozinha acessível ainda é um protótipo alemão, mas espera-se que em breve seja comercializado para venda. Aguardemos ansiosos!

Anúncios
Esse post foi publicado em Acessibilidade, Próteses e Órteses, Qualidade de Vida, Terceira Idade e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s