Fisioterapia no AVC: quando iniciar?

betty and vick

Essa pergunta é muito comum entre o pacientes que sofrem AVC. Quando devo iniciar o tratamento? A resposta é simples e direta: imediatamente.

Mas por que imediatamente após o AVC? Porque após o derrame, as áreas do corpo controladas pela parte do cérebro que sofreu o AVC começa a perder função, e novos padrões de movimento emergem. Sendo assim, o quanto antes se iniciar o tratamento de fisioterapia, mais a rápida será a recuperação dos movimentos.

Por outro lado, quanto mais se demora a iniciar a Fisioterapia, mais difícil e lento é o processo de reabilitação. Perde-se coordenação motora, aumenta-se o tônus muscular e a flexibilidade diminui. Com a intervenção clínica imediata, o cérebro aprenderá novos padrões de movimento, criando novas memórias motoras para os grupos musculares afetados pelo AVC.

O tratamento para AVC pode variar muito de acordo dos objetivos traçados. Se o paciente quer apenas restabelecer as funções práticas do dia a dia como higiene, alimentação e vestuário, o tratamento pode levar de 6 meses a 1 ano, dependendo da frequência semanal.

Mas se o paciente quer trabalhar na sua coordenação motora fina, aumento do desempenho motor, e mudança nos padrões de movimento, o tratamento em muitos casos é contínuo e ininterrupto, podendo durar anos.

A vantagem em continuar o tratamento de longo prazo é a possibilidade de utilizar várias técnicas e exercícios, trabalhando também o cognitivo, memória e reflexos do paciente.

Para maiores informações sobre tratamentos para AVC de curto e longo prazo, entre em contato conosco para uma avaliação completa do seu caso.

Esse post foi publicado em Atividade Física, Qualidade de Vida, Reabilitação, Terceira Idade, Virgínia Helena e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Fisioterapia no AVC: quando iniciar?

  1. Isabella VOLL disse:

    Olá Fisioterapia Personalizada, tudo bem? Eu gostei muito do seu post sobre AVC e comecei a ler outros artigos do seu blog. Eles são muito bons!

    Sou coordenadora do Blog Keyner Luiz- keynerluiz.com/que pertence ao Grupo Voll Pilates – vollpilates.com.br.

    Vamos conversar sobre algumas ações juntos? Eu tenho feito algumas estratégias com blogs parceiros, igual ao seu, que permite que nossos sites sejam encontrados mais facilmente pelos usuários do Google, e pode gerar um aumento considerável no número de visitas dos nossos sites.

    Tem interesse de fazer? É bem simples!

    Ah! Nós temos alguns materiais grátis bem interessantes sobre Pilates que podem te ajudar de alguma forma, eles estão neste link: http://blogpilates.com.br/materiais-gratuitos-para-download/

    No mais, obrigado! É um prazer ler o seu blog. Espero que continuem com este excelente trabalho.

    Abraços,

    Isabella Costa

    Blog Keyner

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s