Fisioterapia no AVC: quando iniciar?

betty and vick

Essa pergunta é muito comum entre o pacientes que sofrem AVC. Quando devo iniciar o tratamento? A resposta é simples e direta: imediatamente.

Mas por que imediatamente após o AVC? Porque após o derrame, as áreas do corpo controladas pela parte do cérebro que sofreu o AVC começa a perder função, e novos padrões de movimento emergem. Sendo assim, o quanto antes se iniciar o tratamento de fisioterapia, mais a rápida será a recuperação dos movimentos.

Por outro lado, quanto mais se demora a iniciar a Fisioterapia, mais difícil e lento é o processo de reabilitação. Perde-se coordenação motora, aumenta-se o tônus muscular e a flexibilidade diminui. Com a intervenção clínica imediata, o cérebro aprenderá novos padrões de movimento, criando novas memórias motoras para os grupos musculares afetados pelo AVC.

O tratamento para AVC pode variar muito de acordo dos objetivos traçados. Se o paciente quer apenas restabelecer as funções práticas do dia a dia como higiene, alimentação e vestuário, o tratamento pode levar de 6 meses a 1 ano, dependendo da frequência semanal.

Mas se o paciente quer trabalhar na sua coordenação motora fina, aumento do desempenho motor, e mudança nos padrões de movimento, o tratamento em muitos casos é contínuo e ininterrupto, podendo durar anos.

A vantagem em continuar o tratamento de longo prazo é a possibilidade de utilizar várias técnicas e exercícios, trabalhando também o cognitivo, memória e reflexos do paciente.

Para maiores informações sobre tratamentos para AVC de curto e longo prazo, entre em contato conosco para uma avaliação completa do seu caso.

Esse post foi publicado em Atividade Física, Qualidade de Vida, Reabilitação, Terceira Idade, Virgínia Helena e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s